No Alto Alentejo o armazenamento das barragens está garantido e os campos vão beneficiar desta água para sementeiras e pastagens.
Loading…
Aos olhos de quem toda a vida trabalhou no campo, o resumo é fácil de fazer. Domingos Faustino cuida do rebanho com a certeza de que o inverno vai ser mais tranquilo que em anos anteriores por causa da chuva que caiu de forma abundante nas últimas semanas.
“É para o gado, é para sementeira, é para tudo… é muito bom chover”, explica Domingos Faustino.
É na pecuária que primeiro se sente a seca, mas também a abundância de água. Os solos estão húmidos e apesar de ainda haver alguma suplementação para os animais, os próximos meses são de algum otimismo na região do Alto Alentejo.
Com o verde a despontar em força é sempre preciso alguma cautela. É a natureza que dita as tendências e o sucesso de cada ano agrícola.
O que a chuva intensa deixa no imediato é uma perspetiva positiva no futuro próximo para sementeiras, pastagens de sequeiro e armazenamento de água. assegurado está o nível das barragens para as culturas de regadio e o abeberamento de animais em regime extensivo