Turismo Centro de Portugal destaca importância dos World Cheese Awards para a promoção da região

A Turismo Centro de Portugal (TCP) e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) estão presentes na 36.ª edição dos World Cheese Awards, que decorre em Viseu até ao próximo domingo. A participação das duas entidades responsáveis pela promoção turística da região Centro é o reconhecimento da importância do evento, considerado o maior certame mundial dedicado ao queijo, e que acontece pela primeira vez em Portugal

Os World Cheese Awards reúnem milhares de queijos de mais de 40 países, assim como vinhos e produtos regionais, num evento que, mais do que apenas uma mostra, se assume como um Festival Gastronómico de escala internacional. Só de Portugal, concorrem 182 queijos aos prestigiados “Óscares do Queijo”, na maior representação nacional de sempre. Um júri internacional, composto por mais de 250 especialistas de 40 nacionalidades, tem a “difícil” tarefa de avaliar os candidatos.

Além da competição, o evento inclui um extenso programa de atividades abertas ao público, como visitas guiadas, degustações comentadas, harmonizações de vinhos e queijos, e uma feira de produtores.

A cerimónia de abertura dos World Cheese Awards contou com a presença de figuras como John Farrand, Diretor Executivo da Guild of Fine Food, Fernando Ruas, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e da Câmara Municipal de Viseu, António Leitão Amaro, Ministro da Presidência e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.

“Centro de Portugal no centro das atenções”

Também presente no evento, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinha a importância desta realização. “Os World Cheese Awards colocam o Centro de Portugal no centro das atenções globais e constituem uma oportunidade ímpar para a promoção internacional da região. É um evento de referência, com uma enorme notoriedade mundial, pelo que se insere na estratégia de promoção delineada pela TCP. O queijo é um produto emblemático do Centro de Portugal, representando não apenas a nossa gastronomia, mas também a identidade cultural das comunidades da região. Estamos, por tudo isto, muito orgulhosos por apoiar esta iniciativa, que trouxe os holofotes internacionais para a nossa região”, considera Anabela Freitas.

A vice-presidente da TCP destaca ainda o papel estratégico dos eventos no combate à sazonalidade turística: “Eventos como este, realizados fora da época alta turística, são essenciais para a atração de fluxos turísticos ao longo de todo o ano, que é um grande objetivo da região”. Por outro lado, por acontecer fora das áreas metropolitanas, é também um fator de coesão territorial. “A escolha de Viseu por parte da organização foi muito feliz, pois dá a conhecer aos visitantes, nacionais e internacionais, que há muito mais no país além de Lisboa e do Porto; o interior do país tem uma a riqueza que merece ser reconhecida”, conclui Anabela Freitas.

Os World Cheese Awards são organizados pela “Guild of Fine Food”, instituição que há mais de três décadas celebra o que de melhor se faz no mundo do queijo, e contam com o apoio da TCP e da ARPTC, além das Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões, Beira Baixa e Região de Coimbra. A iniciativa tem ainda o envolvimento da INOVCluster, associação que trabalha o setor do queijo na região, reforçando o posicionamento do Centro de Portugal como destino gastronómico de excelência.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: