Dias mágicos estão a chegar a Viseu com um cabaz único de experiências de Natal 

O regresso dos dias frios marca a contagem decrescente para uma das épocas mais mágicas naquele que é o coração de Portugal. A Cidade-Jardim já se veste a preceito para acolher uma nova edição do programa VISEU NATAL, de 29 de novembro a 6 de janeiro, com diversas propostas e experiências para todas as idades.

O Centro Histórico, o Mercado 2 de Maio, os Museus e a Biblioteca Municipal, o Multiusos de Viseu, o Viriato Teatro Municipal, o Solar do Vinho do Dão, o Palácio dos Silveiras, as Igrejas e as Freguesias do concelho serão palcos privilegiados nesta quadra festiva, que inicia no dia 29, com a habitual ligação da iluminação decorativa, pelas 17 horas, na Praça da República.

Será este o ponto de encontro para a abertura da “caixa de surpresas” natalícias, desde logo com o Mercado de Natal que, tradicionalmente, ocupará esta praça central de Viseu, espaço de “boas-vindas” para todos aqueles que nos visitam.

Numa parceria com a Associação Comercial do Distrito de Viseu, o Município volta a instalar as casinhas de madeira no Rossio, convidando a comunidade a privilegiar o comércio local e os produtos regionais, proporcionando uma oferta variada, que vai desde o artesanato à doçaria tradicional, licores e vinhos do Dão, fruta e frutos secos, flores, chocolataria, padaria, queijaria e charcutaria tradicionais.

O Mercado estender-se-á ainda à Rua Direita, que ganhará um brilho especial com diversos operadores nas lojas devolutas, que aqui estarão de portas abertas para acolher os visitantes, com produtos para exposição e venda, opções ideais para rechear uma mesa de Natal ou para oferecer aos amigos e à família.

Partindo da magia dos Mercados, abrir-se-á um novo mundo de luz, do sonho e da fantasia. A iluminação de Natal, que se ligará no primeiro dia da programação, a 29 de dezembro, irá invadir ruas, avenidas, praças e jardins.

Este ano, Viseu prepara-se para um espetáculo de luzes que iluminará a cidade com aproximadamente 380 mil lâmpadas LED de baixo consumo. Esta escolha tecnológica permitirá uma poupança energética significativa, estimada em cerca de 80% em comparação com as lâmpadas incandescentes tradicionais, reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade.

As peças de iluminação decorativas estarão distribuídas por 31 locais, trazendo um ambiente festivo e sustentável para quem visita e vive na cidade. No total, serão instaladas cerca de 220 estruturas luminosas, num total de 32 quilómetros de cordões de luz.

Entre as instalações que marcam a época natalícia de 2024 em Viseu, terá destaque uma peça especial na Praça da República, que simboliza a união e o espírito de proximidade da cidade. Esta estrutura luminosa é composta por dois conjuntos de tubos verticais, que formam duas curvas ascendentes, num movimento que parece um abraço. O design harmonioso e fluido da peça cria uma sensação de acolhimento e conexão, um convite para a celebração e união que caracterizam o Natal.

No âmbito da responsabilidade ambiental, o projeto de Natal de Viseu investe em soluções que minimizam o impacto ecológico. As decorações são feitas com materiais mais sustentáveis, como plásticos biodegradáveis e recicláveis, o que reduz a geração de resíduos. Além disso, as instalações são recicladas no final da sua vida útil, contribuindo para a economia circular e reduzindo o impacto ambiental. A magia do Natal viajará também até ao Mercado 2 de Maio, com uma nova atração para miúdos e graúdos – uma Pista de Gelo. Mas esta não será uma pista qualquer: será uma pista ecológica, cuja superfície imita o gelo real, mas que permite uma patinagem fácil, confortável e perfeitamente deslizante.

A poucos metros dali, no Palácio dos Silveiras, na Rua Direita, o avô das barbas brancas estará de braços abertos para receber as famílias que passeiam por Viseu, na sua sala de estar, confortavelmente instalada num globo de neve. Com os seus ajudantes, o Pai Natal promete cenários de pura magia e diversão, com direito a momentos específicos de largada de neve. A chegada do Pai Natal está agendada para as 10 horas do dia 30 de novembro, com início na Praça da República.

No trenó de experiências do VISEU NATAL, a música ocupará um lugar emblemático, com diferentes melodias a ecoar pelo concelho.

Destaque para dois grandes clássicos da época: o concerto de Natal do Município de Viseu, com a Orquestra Juvenil e os Coros de Viseu, a 21 de dezembro, no Multiusos de Viseu; e o concerto de Ano Novo e Reis, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, a 3 de janeiro, no Viriato Teatro Municipal.

Já no palco do Mercado 2 de Maio, serão também quatro os concertos e espetáculos musicais a enaltecer. O palco de Natal estrear-se-á com a atuação do Vox Visio Coral, a 29 de novembro; seguir-se-á a Banda Entr’Amigos, no dia 7 de dezembro; o espetáculo “Viagem Sonora”, com Inês Simões e o pianista Paulo Lima, a 22 de dezembro; e um concerto do Coro Mozart, em véspera de Natal, a 24.

Nas Freguesias, o Natal ganhará também um brilho especial, recheado de tradições e pontuado pelas atuações dos grupos corais, em Igrejas, Capelas e associações, através do “Cantando o Natal”. A simbologia da Natividade voltará a ganhar novas formas pelo território, convidando a comunidade a percorrer a “Rota dos Presépios”, outra das manifestações próprias da quadra, que resulta do empenho e criatividade das Freguesias.

Peças de teatro, concertos pedagógicos, horas do conto, oficinas e yoga serão ainda propostas gratuitas para famílias e grupos escolares que a Biblioteca D. Miguel da Silva dinamizará e acolherá ao longo do mês de dezembro, procurando promover a leitura e o fortalecimento da linguagem, da criatividade e da imaginação.

Nos Museus Municipais, também não haverá limite para o sonho e a criatividade, pois oportunidades para colocar mãos-à-obra não vão faltar. Do programa fazem parte novas exposições, horas do conto, cinema e oficinas temáticas de natal, com recurso a diferentes materiais e expressões plásticas.

De regresso ao Mercado 2 de Maio, também aqui terão lugar atividades criativas para o público em geral, com ateliês dedicados à criação de peças de decoração de Natal e teatro, mas também de joalharia, com a artista Rocío Domènech, que terá uma exposição na Loja de Turismo dedicada a esta arte. Haverá ainda animação com duendes e pinturas faciais, que se prolongarão até às ruas da cidade e ao Palácio dos Silveiras.

Ainda no Mercado, no dia 30, o palco estará reservado para o espetáculo de teatro infantil “1001G e ½ de Magia”, uma criação coletiva de Cristina Rodrigues e João Fernandes, recomendada ao público dos 3 aos 103 anos. A entrada será gratuita e limitada à lotação do espaço.

Em 2024, a cidade acolherá ainda o espetáculo-musical “Panda e os Caricas – Quando Eu Crescer”, a 1 de dezembro, no Multiusos de Viseu, promovido pela Universal Music Portugal e o Canal Panda; e o regresso da exposição “EmCaixa”, de construções LEGO, dinamizada pela Gomes&Canoso, a ser exibida no Solar do Vinho do Dão, entre 30 de novembro e 5 de janeiro.

Nesta edição do VISEU NATAL, a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com o Município, promoverá mais um Concurso de Montras de Natal. Comerciantes e lojistas do Centro Histórico e zonas envolventes serão convidados a participar nesta iniciativa, que visa estimular e dinamizar o comércio tradicional e local. As inscrições decorrem até ao dia 21 de novembro, sendo que as mesmas podem ser feitas através do email geral@acdv.pt.

Complementarmente, a ACDV irá também promover um workshop gratuito de vitrinismo, limitado à participação de 2 colaboradores por empresa, podendo as inscrições ser realizadas até amanhã, dia 15 de novembro. A iniciativa incluirá os seguintes temas: estrutura da montra; metodologia de projeto; equilíbrio da monta; formas geométricas; ponto focal; iluminação; excentricidade; e vários tipos de montra de Natal (exemplos).

Cumprindo-se a tradição de Natal, as ruas da Cidade-Jardim irão encher-se de Pais Natal, numa nova edição do Viseu XMAS RUN. A corrida e caminhada 100% solidária realizar-se-á a 22 de dezembro, prometendo reunir o maior número possível de pessoas no apoio a uma causa nobre.

Ainda na vertente solidária, o Viriato Teatro Municipal receberá a 14ª Gala de Solidariedade da APPACDM de Viseu, a 9 de dezembro, pelas 21 horas.

O que estará também de regresso no Natal à Cidade-Jardim é o Comboio Turístico, que convidará todos os viseenses e visitantes a subir a bordo para desfrutar da iluminação e de toda a envolvente mágica que a quadra propicia. A locomotiva natalícia partirá do Rossio, todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, pelas 10, 11, 15, 16, 17 e 18 horas.

A programação de Natal é promovida pelo Município de Viseu, em parceria com a Associação Comercial do Distrito de Viseu, as Juntas de Freguesia do concelho, o Regimento de Infantaria Nº14 e a Associação Viriatos.14.

Viseu entra em 2025 ao som do rapper português Plutonio

Na “Melhor Cidade para Viver”, a despedida a 2024 promete ser feita em clima de grande animação, no Campo de Viriato, com vista privilegiada para os céus de Viseu e a skyline do Centro Histórico.

O rapper português Plutonio ocupará o palco principal, como cabeça de cartaz desta grande celebração da Passagem de Ano na Cidade-Jardim. A voz de “Alô”, “Somos Iguais” ou “Acordar” é um fenómeno do hip-hop nacional, considerado um dos “artistas mais versáteis da lusofonia”.

Em Portugal, subiu a muitos dos grandes palcos e festivais, como o NOS Alive e o Coliseu dos Recreios e, já no próximo ano, vai pisar, pela primeira vez, a maior sala do país, o Meo Arena, onde apresentará o seu quarto álbum. “Cartas de Alforria” é o nome do disco que acaba de ser editado e que Viseu terá o privilégio de ouvir em primeira mão – pelo menos algumas das suas músicas.

Para a meia-noite, está agendado um espetáculo pirotécnico musical, com a duração de 15 minutos, para celebrar a chegada do novo ano. Já com os pés em 2025, Viseu continuará a celebrar o primeiro dia do novo ano ao som do DJ The Boss.

Além da programação musical, será instalada uma praça de alimentação no Campo de Viriato, onde uma variedade de operadores de street food e bebidas estará presente.

Caso as condições meteorológicas não permitam a realização do evento ao ar livre, este será transferido para o Pavilhão Multiusos, respeitando a capacidade do espaço para garantir o conforto e a segurança de todos os participantes.

Toda a programação do VISEU NATAL atualizada e em permanência em www.visitviseu.pt.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: