Nos dias 14 e 15 de novembro, Portugal recebeu uma comitiva da Estónia ao abrigo do Programa TAIEX TSI – PACE (Public Administration Cooperation Exchange), com o objetivo de fortalecer as capacidades de comunicação das politicas ambientais da Estónia.
A visita foi dividida em duas fases. No primeiro dia, decorreram sessões em sala onde diversos intervenientes portugueses apresentaram as políticas ambientais nacionais e as estratégias de comunicação associadas:
- A Engª Maria Custódia Correia destacou a Rede Nacional PAC e a sua relação com as alterações climáticas.
- A Dra. Vanda Cabrinha e o Dr. Carlos Pereira, do IPMA, abordaram os “serviços climáticos: experiências e comunicação”.
- O Engº Pedro Baptista, da Agência Portuguesa do Ambiente, falou sobre o “quadro geral das políticas de adaptação e os últimos desenvolvimentos em Portugal”.
- O Engº João Marques, do GPP, apresentou a “estratégia para a adaptação da agricultura e florestas às alterações climáticas”.
- A Engª Ana Pires da Silva, do INIAV, discutiu o Centro de Competências para as Alterações Climáticas, explicando a sua criação, membros, objetivos e planos de ação.
- A Dra. Sara Brandão, da INOVA+, falou sobre os projetos FUTURAGRI e PACT-TO, destacando as ações de comunicação durante e após os projetos.
- A Dra. Maria João Telhado, da Câmara Municipal de Lisboa, apresentou o “Compromisso Climático Lisboa 2030”.
Ouve ainda oportunidade para uma representante da comitiva da Estónia partilhar a realidade estónia em termos de políticas ambientais e alterações climáticas.
No segundo dia, a comitiva visitou a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, onde foram discutidas as políticas ambientais locais e a importância da reserva para o ecossistema.
A visita terminou com uma passagem pela exposição “SEEH2O – uma nova visão da água”, localizada no Centro de Educação Ambiental, no Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, onde puderam conhecer as iniciativas e atividades desenvolvidas no local.
Esta visita proporcionou uma enorme troca de conhecimentos e experiências entre Portugal e a Estónia, reforçando a cooperação internacional na área das políticas ambientais e comunicação das alterações climáticas.
[embedded content]
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.