São 26 produtores da região transmontana que vão marcar presença no Trás-os-Montes em Prova. A cidade do Porto foi escolhida para dar chão à terceira edição do evento, onde vai ser possível conhecer e provar mais de 150 referências de vinho.
No próximo dia 7 de dezembro, o Porto recebe o Trás-os-Montes em Prova, das 15h00 às 20h00, no Hotel Crowne Plaza, em plena Avenida da Boavista. O evento, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), conta com cerca de três dezenas de participantes.
Nesta 3.ª edição do evento no Porto, os produtores da região transmontada vão dar a conhecer as suas mais recentes novidades, assim como a sua história e tradições seculares. Enófilos, profissionais do setor e público em geral vão reunir-se, num ambiente informal, para provar mais de uma centena e meia de vinhos produzidos exclusivamente em Trás-os-Montes.
O principal objetivo da iniciativa Trás-os-Montes em Prova é elevar o patamar dos vinhos desta região vitivinícola, dando a conhecer o que de melhor se faz no setor nas terras transmontanas. São vinhos verdadeiramente únicos ou não fosse Trás-os-Montes a região portuguesa com maior expressão de vinhas velhas centenárias, com solos ora graníticos ora xistosos, com dezenas de castas autóctones e onde funcionam ainda antigos lagares rupestres. Tudo isto tem permitido que a região se diferencie na produção de vinhos inigualáveis.
Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos antecipadamente online (https://ticketline.sapo.pt/evento/tras-os-montes-em-prova-2024-porto-88589) ou no local do evento. O acesso permite provar todas as referências disponíveis, dos diferentes produtores.
“Em Trás-os-Montes cada vinho é um vinho, com perfil, personalidade e caráter distintos, mas há sempre um denominador comum: a qualidade e a vontade de atrair, os portuenses, os portugueses e o mundo, para o enorme potencial que a nossa região tem para oferecer.”, afirma Ana Alves, presidente da CVRTM. E acrescenta: “Este ano, optámos por fazer apenas este evento vínico no Porto, que vai já na terceira edição, para reunirmos um maior número de expositores e o objetivo foi bem-sucedido, já que vamos abrir portas com a sala cheia de produtores, que estarão à espera de todos aqueles que queiram provar bons vinhos e ouvir boas histórias.”
Esta edição conta com os vinhos Bago de Ouro, Alto do Joa & Feito de Joa, Casa José Pedro, Casal Faria, Cinética, De Sousa, Encostas de Sonim, Encostas de Vassal, Erbon & Dom Botelho, Flandório, Mabitxo, Maria Gins, Marimbelo, Mont’alegre Vinhos, Ninho da Pita, Palmeirim D’Inglaterra, Persistente, Quinta das Corriças e Quinta do Salvante. A estes juntam-se ainda os vinhos Quinta Serra d’Oura & Head Rock, Romano Cunha, Terra Montana & Vinum Flaviae, Terras de Mogadouro, Villela Seca, Vinhas Velhas Mogadouro e Vinho dos Mortos, para todos juntos revelarem o caráter e personalidade dos vinhos de Trás-os-Montes.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.