Joe Biden tornou-se no primeiro presidente dos Estados Unidos em funções a visitar a floresta amazónica. Em declarações prestadas em Manaus, Biden anunciou uma contribuição adicional de 50 milhões de dólares para o Fundo da Amazónia e deixou recados ao sucessor Donald Trump.
Loading…
Antes de se juntar ao G20 no Rio de Janeiro, Joe Biden sobrevoou a Floresta Amazónica e discursou em Manaus, assinalando uma visita histórica
“Hoje estou orgulhoso de estar aqui, o primeiro Presidente dos EUA em exercício a visitar a floresta amazónica para reafirmar o compromisso de proteger a floresta tropical como esta. Uma das soluções mais eficaz que temos para combater as alterações climáticas está à nossa volta, as florestas do mundo”, diz Joe Biden, presidente dos EUA.
Na capital do estado do Amazonas, Biden visitou o Museu da Amazónia, conheceu líderes indígenas e anunciou uma contribuição adicional de 50 milhões de dólares para o Fundo da Amazónia e decretou ainda o dia 17 de novembro como o Dia Internacional da Conservação.
“Todos sabemos que há muito mais que podemos e devemos fazer a nível nacional e internacional. É por isso que hoje emiti uma proclamação oficial para apoiar a conservação da natureza em todo o mundo, porque a luta para proteger o nosso planeta é literalmente uma luta pela humanidade, para as gerações vindouras. Pode ser a única ameaça existencial que existe para todas as nossas nações e para toda a humanidade”, explica o presidente dos EUA.
E deixou recados para o antecessor e sucessor.
“Pessoal, não temos de escolher entre o ambiente e a economia. Podemos fazer as duas coisas. Já o provámos no nosso país. Não é segredo que vou deixar o cargo em janeiro. Deixarei ao meu sucessor e ao meu país uma base sólida sobre a qual construir, se assim o quiserem. É verdade que alguns podem tentar negar ou atrasar a revolução da energia limpa que está em curso na América. Mas ninguém, ninguém a pode inverter. Ninguém”, diz Biden.
A dois meses de passar a pasta, Biden garante que entrega a Trump um legado de transição a caminho das energias sustentáveis.