Já é conhecido o embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de eleger o vencedor da 11ª edição do “Concurso de Melhor Sommelier do Alentejo 2024”, uma competição emblemática na região que elege a personalidade a quem vai ficar a responsabilidade de levar os saberes e sabores alentejanos até ao maior mercado de exportação, o Brasil. Luís Otávio Álvares Cruz foi destacado como vencedor e o título foi disputado por outros cinco finalistas.

A final, realizada na histórica cidade de Évora, marcou mais uma edição de sucesso do concurso, destacando a paixão e o conhecimento sobre os vinhos do Alentejo e a forte ligação entre o Brasil e Portugal.

Os finalistas viveram cinco dias intensos no Alentejo, imersos na tradição vitivinícola e na riqueza do terroir alentejano. Durante este período, visitaram várias sub-regiões, conheceram produtores locais e participaram em provas que lhes permitiram uma compreensão mais profunda das singularidades dos vinhos alentejanos.

A final foi disputada por Marina Garritano, Marcos Paulo, Leandro Bernardo Silveira Melo, Hugo Castro, e José Eduardo Barboza e o painel de jurados que avaliou cuidadosamente cada sommelier foi composto por Ricardo Morais, Head of Operations no JNcQUOI Delibar Comporta; Gabriela Marques, Sommelier e Maître d’ no Restaurant Loco; Marc Pinto, Wine Director no Fifty Seconds Martin Berasategui; Domingos Meirelles, Diretor Geral da Exponor Brasil; e Tiago Caravana: Diretor de Marketing dos Vinhos do Alentejo.

O vencedor da 11ª edição do concurso “Melhor Sommelier do Alentejo no Brasil” é Head Sommelier do restaurante Emiliano, em São Paulo, e foi também reconhecido como Melhor Sommelier do Brasil em 2023, tendo representado o Brasil no concurso mundial.

Com esta vitória, Luís Otávio junta-se ao grupo de vencedores que promove e difunde a riqueza dos vinhos alentejanos no mercado brasileiro. Este concurso, que tem várias etapas de seleção durante um ano, fortalece a ligação entre o Alentejo e o Brasil, um dos principais mercados de exportação da região vitivinícola.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: