Vinho do concelho da Sertã arrecada prémios internacionais

O vinho “Alto dos Cucos”, de Cernache do Bonjardim, arrecadou mais três prémios para os seus vinhos: dois internacionais e um nacional. Nos primeiros dias de novembro, recebeu a notícia da sua distinção com duas medalhas de ouro na 12ª edição do “Asia Wine Trophy” (AWT), que se realizou de 27 a 30 de outubro em Daejon, cidade na Coreia do Sul. Aqui, foram distinguidos os vinhos “Alto dos Cucos 2022” na categoria de Brancos e “Alto dos Cucos Reserva 2021”, na categoria de Tintos.

Com mais de 4300 vinhos submetidos a concurso, o AWT é a maior e a mais importante competição de vinhos no continente asiático. Este concurso funciona sob a alçada da OIV – International Organization for Vine and Wine (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), reconhecida como uma referência técnica e científica no mundo vinícola.

Já em Portugal, o vinho “Alto dos Cucos – Terras da Beira Reserva 2022” foi distinguido com o Prémio Escolha da Imprensa 2024, na categoria de Tintos. Este prémio, organizado pela “Grandes Escolhas” – publicação de Vinhos, gastronomia e lifestyle – consiste num concurso em que o júri, composto por profissionais da comunicação social vocacionados e especialistas da área vinícola, é convidado a provar uma amostra significativa do melhor que se faz na produção de vinhos em Portugal. A entrega dos prémios decorreu na FIL, no Parque das Nações, por ocasião do evento “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores”, que decorreu de 19 a 21 de outubro.

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, destacou a importância destes prémios para a “consolidação da qualidade destes produtos endógenos sertaginenses”. O autarca sublinha a importância de mais estas conquistas, assim como o reconhecimento internacional, que colocam o Alto dos Cucos num patamar plenamente equilibrado e equiparado a “outros vinhos de reconhecida qualidade e prestígio.”

Carlos Miranda recorda o trabalho que tem vindo a ser feito pela Câmara Municipal da Sertã na promoção dos vinhos locais. São vários os eventos que têm tido a promoção dos vinhos como principal objetivo, nomeadamente a última edição do Festival de Gastronomia do Maranho, em julho de 2024, que teve um espaço exclusivo dedicado aos produtores e, mais recentemente, o AVINHART, integrado na programação do III Festival Gastronómico Peixe do Rio.

O “Alto dos Cucos” é originário de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, e é produzido no seio de uma família que tem este produto como tradição há quase oito décadas. Maria de Fátima Cardoso, a produtora do vinho “Alto dos Cucos” não esconde o orgulho que sente na obtenção de mais um prémio para o seu produto – “é uma distinção de qualidade, indicativa de que o que fazemos, que a tradição que mantemos, tem qualidade e deve ser continuada”. Acrescenta ainda que a qualidade e originalidade dos vinhos “Alto dos Cucos” resultam, além de uma seleção cuidada das castas, do terroir e do microclima característicos de Cernache do Bonjardim, que oferecem as condições ideais para a produção de vinho. Recorde-se que, em junho deste ano, a produção “Alto dos Cucos” venceu duas medalhas na 12.ª edição do concurso “Portugal Wine Trophy: Beira Interior Edition” – Medalha de ouro para o tinto colheita de 2021 – Baga, e Medalha de Prata tinto Alto dos Cucos Reserva (colheita de 2021 – Aragonez e Caladoc).

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: