O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira valorizou hoje “o inequívoco bom caminho” que o setor da Agricultura está a seguir no arquipélago com o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, e que “é para prosseguir com o Plano e Orçamento para 2025”.
Com um investimento previsto de mais de 127 milhões de euros, “são muitas as ações que o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, liderado por José Manuel Bolieiro, quer continuar a imprimir em defesa da economia rural dos Açores”, adiantou.
Paulo Silveira lembrou o “fim dos limites à utilização do gasóleo agrícola, uma medida que vai fazer descer o preço dos fatores de produção, sem distinção entre produtores a tempo inteiro e produtores a tempo parcial, e que será alargada aos apicultores, até agora excluídos”.
Referiu igualmente a abertura de um novo período para a conversão da produção de leite em carne, direcionada principalmente para as ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa, “garantindo a oportunidade para o aumento da capacidade produtiva regional, numa verdadeira aposta na capacidade exportadora da Região”.
O deputado salientou a “manutenção de apoios sem rateios aos agricultores, numa cultura de proximidade e de respeito para com o produtor agrícola, de previsibilidade do montante candidatado, deferido e pago”.
“Os resultados positivos deste Governo na Agricultura falam por si e, só neste ano de 2024, foram adjudicados os trabalhos da empreitada do Matadouro da ilha de São Jorge, sendo que a obra já está a decorrer e é fundamental para a fileira da carne”, avançou o deputado.
Paulo Silveira reforçou a “opção clara” do Executivo no bem-estar animal, com a “certificação de seis matadouros da Região, estruturas em que os trabalhadores viram as suas condições laborais melhoradas, com a recente publicação do regime jurídico das suas carreiras”.
“Igualmente importante é a aposta na diversificação agrícola, sendo inegável a importância do setor dos laticínios para a nossa agricultura e, também aí, o Governo tem assumido a defesa dos interesses dos agricultores e da atividade agrícola, de valorização da qualidade e da certificação da nossa excelência que é o leite açoriano”, afirmou.
Particularmente, Paulo Silveira elogiou a intenção de se avançar “com a candidatura do Queijo de São Jorge a Património Imaterial da UNESCO”, no âmbito do trabalho de “uma governação plural, responsável e determinada, com a qual o setor agrícola pode contar”, concluiu.
O artigo foi publicado originalmente em PSD Açores.