O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo (ECI) completa hoje cinco anos, com bons motivos para festejar, dado que registou um aumento de mais de 23% de visitantes. A festa faz-se em dois momentos: nos dias 17 e 18 de janeiro, sexta e sábado, com um programa dirigido às famílias.
No dia 17 de janeiro, sexta-feira, às 21 horas, realiza-se a palestra “O Nosso Universo”, em que José Matos, divulgador de ciência, introduz o tema do Universo, com uma viagem pelo sistema solar até aos confins do Universo. Em simultâneo, decorre o espetáculo Ciência e Magia, por Filipe Monteiro e Maria José Alves. Ambas as sessões são gratuitas. As inscrições realizam-se através do email estaleiro@cm-ilhavo.pt.
Durante a tarde de 18 de janeiro, sábado, a partir das 14h00, as famílias são desafiadas a “arregaçar as mangas” para participar nas várias atividades, que incluem robôs artistas, massas mágicas, desafios de lego, jogos interativos e muito mais. As atividades deste dia são gratuitas e dispensam inscrição. O brinde e o bolo de aniversário estão marcados para as 14h30.
Inaugurado a 13 de janeiro de 2020, o Estaleiro registou 7 240 visitantes no ano de 2024, o que representa um aumento de 1 674 visitantes em relação ao ano anterior, perspetivando continuar a crescer com e para toda a comunidade.
O Estaleiro é um espaço municipal dedicado à ciência e à tecnologia, que alia a cultura, o património e a identidade local, associada à longa tradição marítima, às competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Este equipamento municipal divide-se em quatro espaços com dinâmicas diferentes (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte), que proporcionam experiências de robótica, de gastronomia, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos.
O Estaleiro tem como principal objetivo a promoção da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos que nos rodeiam, através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.