A presidente da Associação Mais Lusofonia, empresária e responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, Sofia Lourenço, foi recentemente distinguida como “Personalidade do Ano de 2024”.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no Museu do Oriente, em Lisboa, e contou com a presença de várias personalidades ligadas à cultura e à literatura, incluindo o presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal (NALAP), Dom Nuno Barroso, e representantes da Literarte e do Instituto Cultural de Évora.
Comentando o prémio, Sofia Lourenço afirmou: “É uma grande responsabilidade, isto porque ser destacada por toda a acção humanitária entre os países de língua portuguesa enche o meu coração de orgulho. Somos privilegiados, espalhados pelo mundo, ligados pela mesma forma de comunicar, apenas com sotaques diferentes. De forma alguma alimenta egos, mas sim aumenta a força para continuar. Obrigada a todos os membros da Associação Mais Lusofonia, por toda a nossa união e sentido de solidariedade”.
Este prémio surge após uma série de conquistas notáveis da autora e gestora de instituições. No início de 2024, Sofia Lourenço recebeu a “Comenda Luís Vaz de Camões”, em Leiria, na Capela de São Pedro, Monumento Nacional, um reconhecimento pelo seu contributo à literatura e à cultura da língua portuguesa e pela sua dedicação à comunidade lusófona. Além disso, em outubro de 2023, lançou o livro “Mulheres Extraordinárias” em Castelo Branco, um trabalho que reúne relatos inspiradores de mulheres de todo o mundo, incluindo o seu próprio percurso. Uma obra da qual é coautora. O livro, lançado anteriormente em São Paulo, contou com a presença de diversas personalidades, incluindo representantes da Embaixada de Cabo Verde em Portugal e da Câmara Municipal de Castelo Branco, entre outros.
Além do seu trabalho literário, Sofia Lourenço tem uma carreira destacada na área da saúde, sendo responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, uma clínica com mais de 22 anos de experiência, onde são oferecidos serviços de medicina dentária e terapias complementares.
Sofia Lourenço foi também agraciada com uma “Moção de Honra ao Mérito” pela Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, no Brasil, e foi aceite como Académica Correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras, com sede no Rio de Janeiro, durante uma cerimónia em março de 2023.
O reconhecimento de Sofia Lourenço reflete o seu empenho contínuo na promoção da língua e cultura portuguesas, bem como a sua dedicação à melhoria da saúde e bem-estar das comunidades que serve.
“Agradeço o reconhecimento, há muito a fazer. Vamos caminhando”, concluiu Sofia Lourenço, que também lidera a Associação Mais Lusofonia, empenhada em ações humanitárias em várias geografias do mundo.
Ígor Lopes
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.