Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Politécnico de Viseu desenvolve Equipamentos Técnicos

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (IPV), tem reafirmado o seu compromisso com a inovação e a eficiência ao utilizar os seus conhecimentos técnicos especializados e experiência prática para projetar, desenvolver e construir equipamentos essenciais para a formação nos diversos cursos que dispõe. Essa iniciativa permitiu não apenas a redução muito significativa dos custos associados à aquisição de equipamentos no mercado, mas também a personalização de soluções alinhadas às necessidades específicas dos estudantes, professores e sobretudo do tecido empresarial.

Entre os projetos desenvolvidos destacam-se:

• Sistemas de Ensino de Energias Renováveis: Equipamentos inovadores que permitem a simulação e análise de sistemas de energia limpa, capacitando os alunos com conhecimentos teóricos e práticos sobre fontes renováveis.
• Sistemas de Ensino de Cargas: Equipamentos que ajudam a compreender melhor os princípios de diferentes cargas do sistema elétrico.
• Sistemas de Medição e Análise de Energia Elétrica: Equipamentos que oferecem precisão e confiabilidade para estudar o consumo, eficiência e qualidade da energia elétrica.
• Sistemas de Ensino de Autómatos: Equipamentos voltados para a automação industrial, essenciais para os cursos que formam futuros especialistas na área.

• Sistemas de Ensino de Transformadores: Equipamentos que permitem a compreensão aprofundada dos conceitos relacionados à transformação e medição de energia elétrica em sistemas de potência.

Além de representar uma economia muito considerável para a instituição, o desenvolvimento desses equipamentos destaca a capacidade técnica dos colaboradores, que aliam criatividade e inovação para criar soluções adaptadas às necessidades do ensino superior.

Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento dos equipamentos, estes sistemas de ensino também se destacam pela sua durabilidade, versatilidade e alinhamento com as tendências mais recentes da engenharia eletrotécnica, garantindo que os estudantes tenham acesso a ferramentas que os formem para situações reais de trabalho.
Esta iniciativa reafirma o compromisso do Departamento de Engenharia Eletrotécnica em formar profissionais de excelência, consolidando a sua posição como uma referência preferencial para empresas que procuram captar recursos humanos altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: