No próximo dia 28 de janeiro de 2025, o Projeto SPIN (Sustainable ProteIN) realizará um “Dia de Campo” dedicado às boas práticas agrícolas e à agricultura regenerativa. O evento terá lugar na Herdade do Godeal, em Montemor-o-Novo, e promete ser uma oportunidade para agricultores, técnicos agrícolas, investigadores e estudantes conhecerem as mais recentes inovações e técnicas sustentáveis.
A programação do evento inclui:
- 9:30 – Receção aos participantes
- 10:00 – Boas-vindas e apresentação do Projeto SPIN, por Igor Dias (IP Santarém – ESAS)
- 10:30 – Apresentação e visita à Herdade do Godeal, conduzida por Frederico Macau
Consulte o programa aqui
O Projeto SPIN aborda quatro oportunidades principais, focadas na obtenção de proteína saudável e sustentável:
- Grilos (Acheta domesticus): Valorização como fonte alternativa de proteína, incorporando-os na Dieta Mediterrânica.
- Peixe-gato-europeu (Silurus glanis): Utilização desta espécie não nativa, abundante no rio Tejo, como proteína animal de qualidade.
- Chícharo e grão-de-bico: Valorização de variedades nacionais, reforçando a resiliência às alterações climáticas.
- Agricultura regenerativa: Promoção da sustentabilidade agrícola e obtenção de proteína bovina de alta qualidade, cumprindo normas rigorosas de bem-estar animal.
O projeto inclui atividades ligadas às fileiras de insetos, pescado, proteaginosas e carne, desde a valorização de matérias-primas até à formulação de novos produtos e estudos de embalagem. Há também atividades transversais como avaliação do ciclo de vida, disseminação e capacitação, e desenvolvimento de uma plataforma digital.
O Projeto SPIN tem como objetivos aumentar a quota de mercado nacional dos produtos agroalimentares portugueses, incrementar as exportações e atrair investimento direto estrangeiro para a cadeia de valor agroalimentar.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do Projeto SPIN – aqui
Mais infromações aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.