Em 2024, o SEPNA, a unidade da GNR de proteção da natureza e do ambiente, recebeu mais de 12.500 denúncias. A maioria relacionada com animais de companhia e incêndios florestais.
Loading…
A GNR recebeu em 2024 mais de 12.500 denúncias relacionadas com infrações ambientais. É o número mais alto de sempre e a maioria está relacionada com animais de companhia e incêndios florestais.
“Desde 2002, [a linha SOS Ambiente] começou a receber as devidas denúncias por parte dos cidadãos e tem vindo a aumentar exponencialmente todos os anos (…). Começou com cerca de mil e poucas infrações no ano de 2002 (…). Já estamos com cerca de 12.500 este ano”, revela o tenente-coronel Fernando Lopes.
A maioria das denúncias estão relacionadas com animais de companhia, incluindo maus tratos e abandono, seguido dos incêndios florestais.
“Cada vez mais as pessoas estão despertas para este tipo de problemas e cada vez mais estão a denunciar e por isso mesmo [as queixas] têm vindo a aumentar”, acrescenta o tenente-coronel.
Incluindo as denúncias, a GNR recebeu mais de 42 mil contactos através da linha SOS ambiente – 808 200 520.
“A linha não serve só para fazer as denúncias, serve também para para dar conselhos às pessoas e para tirar dúvidas relativamente à problemática da área do ambiente e da natureza.”
Os contactos podem ser feitos por três vias: através do telefone, por e-mail ou no site do SEPNA.
Nos últimos 23 anos, a GNR contabilizou mais de 150 mil denúncias e quase 400 mil contactos.