Paulo do Nascimento Cabral organizador dos prémios europeus da apicultura

image

O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral afirmou que “pelos sinais que vamos assistindo, o setor agrícola assume, finalmente, um lugar de destaque entre as prioridades estratégicas da União Europeia, em particular no âmbito da sua autonomia estratégica. A capacidade de produzir alimentos em maior quantidade, de forma sustentável e a preços acessíveis revela-se fundamental para garantir a segurança alimentar e o bem-estar dos cidadãos europeus”.

Durante o seu discurso de abertura dos Prémios Apícolas Europeus, e na qualidade de anfitrião daquele que é o maior evento europeu dedicado aos polinizadores, Paulo do Nascimento Cabral frisou ainda que “num contexto global marcado pela guerra na Ucrânia, pela instabilidade no Médio Oriente e pela crescente incerteza quanto às relações comerciais com alguns dos países terceiros tradicionalmente aliados da União Europeia, torna-se imperativo reforçar a nossa autossuficiência”.

Neste sentido, o Eurodeputado Açoriano enalteceu que “os polinizadores, e as abelhas em particular, desempenham um papel de extrema relevância para o aumento da produção e da produtividade agrícola”, acrescentado que “felizmente, as Instituições Europeias estão a adotar medidas que permitirão reverter a queda do número de polinizadores que se tem verificado na União”.

Paulo do Nascimento Cabral aproveitou para exaltar o trabalho já feito pelos agricultores informando que a “venda de pesticidas na União Europeia, em 2022, caiu para aproximadamente 322 mil toneladas, o nível mais baixo registado desde 2011”.

Partilhando o exemplo dos Açores, com particular destaque para o projeto “Abelha Amiga”, una iniciativa do Governo dos Açores prevista no Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, que “procura promover a expansão da flora melífera disponível para as abelhas, bem como sensibilizar a população para a relevância da apicultura e do consumo de produtos apícolas regionais”, o Deputado ao Parlamento Europeu realçou as caraterísticas únicas e a riqueza da flora açoriana que permite que nos Açores sejam produzidas duas variedades do “Mel dos Açores DOP”, que se encontram certificadas pela União Europeia dada a sua qualidade: o mel de incenso e o mel multiflora.

O Eurodeputado felicitou, por fim, os projetos premiados, nomeadamente o projeto “Bancos Alimentares para Abelhas”, dos Países Baixos, “Apicultores e Produtores de Leite juntos pela Biodiversidade”, da Itália, e “Odor Natural como Alternativa aos Neonicotinóides”, de França, pelos seus contributos exemplares na proteção dos polinizadores. “Estes projetos são igualmente fundamentais para a promoção de práticas sustentáveis de gestão do território, soluções tecnológicas inovadoras e para a conservação da biodiversidade”, rematou.

A organização dos Prémios Apícolas Europeus reforça, mais uma vez, que “a agricultura é uma prioridade para o PSD no Parlamento Europeu, que tem promovido diversas iniciativas para valorizar a atividade agrícola e liderado os esforços legislativos direcionados à redução da burocracia e dos encargos que pesam sobre os agricultores europeus e portugueses”, concluiu.

O artigo foi publicado originalmente em PSD Açores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: