A Câmara Municipal de Tondela vai requalificar o Caminho Municipal (CM) 1515 que faz a ligação entre as povoações de Laceiras, Pedrogão e Jueus, na freguesia do Guardão, na serra do Caramulo. A intervenção vai custar aos cofres municipais mais de 316 mil euros, sendo suportada apenas por fundos próprios.
O auto de consignação da obra foi assinado na manhã desta quarta-feira (15 de janeiro), entre a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o empreiteiro. Na cerimónia participou ainda o vereador com o pelouro da mobilidade e acessibilidades, Francisco Fonseca.
A empreitada, que tem um prazo de execução de 90 dias, foi hoje para o terreno.
O CM 1515 vai ser beneficiado ao longo de cerca de três quilómetros, entre o entroncamento com a Estrada Nacional 230-3 e Jueus, a única localidade do concelho que integra a rede das Aldeias de Portugal.
Além da intervenção ao nível do piso, com a colocação de novo pavimento, será realizada uma melhoria do sistema de drenagem da via. O traçado será corrigido, estando ainda prevista a instalação de nova sinalização vertical e horizontal e de rails de proteção.
O município acredita que este projeto vai melhorar não só as condições de segurança rodoviária da via, como a fluidez do tráfego.
Esta obra era reclamada há muito pelos utilizadores do CM 1515 e pelos habitantes das localidades por ele servido que, entre outros aspetos, se queixavam da exígua largura da estrada.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.