O Município de Sátão inaugurou hoje, dia 16 de janeiro, na estação do Largo de São Bernardo, uma via ciclável com uma extensão de 1.290 metros. Esta nova infraestrutura, desenvolvida no âmbito do PAMUS – Programa de Apoio à Mobilidade Urbana Sustentável, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, reforça a rede de mobilidade suave da região Viseu Dão Lafões, promovendo deslocações mais sustentáveis no território.
Além de permitir a circulação de bicicletas particulares, a nova via ciclável tem também disponíveis bicicletas da rede pública BORA!, da CIM Viseu Dão Lafões. Estas bicicletas, de uso partilhado e gratuito, têm o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis por parte da população.
A construção da via ciclável, no âmbito do PAMUS, representou um investimento de 248.830,92€ (mais IVA) por parte do Município de Sátão, que incluiu também a renovação e alargamento de passeios, instalação de bancos e construção de rampas de acesso, melhorando a acessibilidade e a qualidade dos espaços urbanos.
CIM promove uso sustentável da bicicleta junto dos jovens
Em paralelo à cerimónia de inauguração da via ciclável do Sátão, a CIM Viseu Dão Lafões, em parceria com o Município do Sátão, realizou uma iniciativa em que promoveu o uso do Sistema Público de Bicicletas Partilhadas BORA! junto da comunidade escolar. Alunos do 7.º ano da Escola Básica Ferreira Lapa participaram numa dinâmica de grupo, em que foram destacados os benefícios ambientais e sociais do uso da bicicleta, bem como a sua importância como estímulo para hábitos de vida saudáveis e sustentáveis.
O programa incluiu a apresentação de diversos conteúdos sobre as vantagens da utilização da bicicleta como meio de transporte diário, sobre o funcionamento do sistema BORA!, incluindo uma ação de sensibilização para a segurança rodoviária, culminando na realização de um jogo, interativo, para avaliação dos conhecimentos apreendidos. Os jovens foram ainda desafiados a partilhar ideias no âmbito da mobilidade suave, através da atividade “Postcard to the Mayor”, em que escreveram sugestões que serão entregues ao Presidente da Câmara Municipal de Sátão e à CIM Viseu Dão Lafões, demonstrando a capacidade de cocriação de ideias e o envolvimento ativo da comunidade jovem no futuro da região.
A CIM premiou o grupo de estudantes mais pontuado nos jogos com capacetes, tendo os restantes participantes levado para casa lembranças, como cadeados e luzes para bicicletas, reforçando assim o apelo à segurança e a adesão ao uso deste meio de transporte.
Declarações destacam o impacto da iniciativa
Na inauguração da via ciclável, Alexandre Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Sátão, destacou a importância da adoção de estilos de vida mais saudáveis, com o uso da bicicleta:
“Se queremos um ambiente diferente, precisamos de o mudar. Esta candidatura, que agrega os 14 municípios, faz com que a mobilidade seja um fator de progresso. Não é apenas a inauguração de uma ciclovia, mas também a mudança de hábitos e a adoção de uma vida mais saudável. Esta ciclovia fica situada no centro da vila de Sátão sendo uma mais-valia no combate ao sedentarismo e à diminuição do buraco da camada do ozono. Destaco um provérbio indígena – “não herdamos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos” – e termino com uma mensagem de Baden-Powell, fundador do Escutismo: ‘Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes’”.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, reforçou a importância da mobilidade suave para a sustentabilidade regional:
“Esta nova via ciclável é um exemplo prático de como a região Viseu Dão Lafões está a dar passos significativos na promoção da mobilidade suave e sustentável. Projetos como o BORA! e a ampliação da rede de ciclovias, como esta que inaugurámos hoje, demonstram o nosso compromisso com a criação de soluções que melhorem a qualidade de vida das comunidades e reforcem a preservação ambiental. A sensibilização das gerações mais jovens é essencial para consolidar uma cultura de mobilidade sustentável. Queremos inspirar os mais novos a adotar hábitos de transporte conscientes e, ao mesmo tempo, envolver toda a comunidade no desenvolvimento de soluções que beneficiem o futuro da nossa região”.
Um compromisso com a mobilidade suave em Viseu Dão Lafões
Recorde-se que o Sistema Público de Bicicletas Partilhadas BORA! é uma das medidas de investimento na mobilidade suave que constam do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, cuja candidatura, por parte da CIM Viseu Dão Lafões, foi aprovada no âmbito do programa operacional Centro 2020. Disponível nos municípios que compõem a CIM, o sistema inclui mais de 150 bicicletas, disponíveis em 245 docas e 39 estações localizadas em vários pontos dos municípios.
Além do BORA!, a candidatura Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões prevê a execução de vários projetos conjuntos, a executar entre a CIM e as autarquias que a compõem. A via ciclável inaugurada hoje em Sátão é um exemplo concreto desse compromisso.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.