O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o galardão ECO XXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, pela adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável, através da concretização de ações e implementação de medidas e políticas públicas ambientais a nível municipal.
A atribuição da Bandeira Verde ECOXXI pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação reconhece publicamente o trabalho que tem vindo a ser implementado e desenvolvido pela Câmara Municipal e coloca Oliveira do Hospital na terceira posição entre os municípios da região de Coimbra.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, e responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, Nuno Oliveira, nesta edição do ECOXXI, o Município de Oliveira do Hospital “obteve um índice total de 76 por cento na candidatura” efetuada, respondendo, assim, positivamente, “aos critérios de avaliação que são cada vez mais exigentes” para a atribuição deste galardão.
Nuno Oliveira adianta ainda que Oliveira do Hospital obteve destaque nacional, de acordo com a ABAAE, nos indicadores de “Cidadania, Governança e Participação”, “Emprego” e “Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e Promoção do Desenvolvimento Sustentável”.
Esta distinção permite ao Município manter hasteada a Bandeira Verde ECO XXI há mais dez anos, e evidenciar as boas práticas de sustentabilidade implementadas na valorização de um conjunto de aspetos considerados essenciais na construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no Sentido da Sustentabilidade” e “Qualidade Ambiental”.
O Programa ECOXXI é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local e avalia a prestação dos municípios em torno de temas considerados fundamentais: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Florestas, Ar; Água; Energia; Resíduos; Combate às Alterações Climáticas; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
Manter este galardão no Município de Oliveira do Hospital, reforça Nuno Oliveira, é uma responsabilidade da Câmara Municipal, mas, também, da sociedade civil”. É “um compromisso que deverá ser de e para todos, que incentiva a todos e nos obriga a fazer mais e melhor” em prol da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
É um trabalho “de todos sem exceção, desde o cidadão comum às empresas e instituições”, que “deve ser feito para todos, numa postura de responsabilidade e de contributo e num contexto prático, para um melhor bem-estar social e uma melhor qualidade de vida” da população.
Correspondendo “de forma positiva e ativamente no presente”, conclui Nuno Oliveira, “estamos a dar contributos para salvaguardar o futuro das nossas crianças e jovens.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.