Neste refúgio algarvio pode dormir perto de 50 burros mirandeses e relaxar perto da natureza

image

Em tempos, esta quinta localizada na freguesia da Mexilhoeira Grande, nos arredores de Portimão, foi uma das maiores produtoras de trigo do Algarve. Atualmente, transformou-se num turismo rural com habitantes muito especiais: mais de 50 burros mirandeses espalhados pela propriedade. Estes animais simbolizam uma homenagem ao antigo meio de transporte utilizado pelas mulheres da região.

“Em qualquer propriedade agrícola no Algarve, o burro era o meio de transporte da senhora, enquanto que para os homens eram os cavalos. Servia para as pequenas tarefas diárias, seja para carregar água ou transporte pessoal”, contou à nossa fonte, a NiT, José Roque, engenheiro civil de 52 anos que revitalizou a quinta e a transformou no Burro Ville, um espaço de alojamento rural.

A propriedade está na família há cinco gerações e, durante muito tempo, teve uma forte componente agrícola. “O trigo era o principal cultivo, apesar das dificuldades em trabalhar o cereal nas encostas dos montes”, recorda José. Ele lembra também como era diferente há algumas décadas: “Era um quilómetro e meio a pé até à quinta, numa altura em que não havia estrada alcatroada. Também não tínhamos eletricidade, era completamente diferente do que é hoje em dia”, confessou à NiT.

Com o passar dos anos e devido a mudanças económicas, a atividade agrícola perdeu relevância. Decidido a preservar o legado familiar, José procurou alternativas. “Quisemos criar algo diferente. Sempre tivemos burros na propriedade, e toda a gente gostava deles. Por isso, decidi trazê-los de volta”, explica.

Foi a Trás-os-Montes conhecer a única raça autóctone portuguesa, os burros mirandeses. “Gostei muito dos animais. Começámos com 10, mas agora já temos 55”, afirmou. Doze anos depois, além dos burros, o Burro Ville conta com sete casas de turismo (seis T1 e um T2), construídas mantendo a arquitetura rural da região, mas com o conforto moderno.

Os T1 possuem quarto, casa de banho, sala com sofá-cama e uma pequena cozinha, enquanto o T2 inclui uma suite e um quarto adicional. Todas as unidades têm espaço exterior com mesas e cadeiras, ideais para desfrutar da paisagem natural, que inclui um jardim e uma piscina.

No entanto, os burros continuam a ser o ponto alto da experiência. Afáveis e dóceis, distinguem-se pelo seu pelo castanho e comprido, grandes orelhas e manchas brancas no focinho e ao redor dos olhos. Durante a estadia, os hóspedes podem participar em passeios pelos trilhos da propriedade e em momentos de interação, acompanhando a alimentação dos animais de manhã e à tarde.

As estadias no Burro Ville, uma propriedade com 87 hectares, têm um custo a partir de 170€ por noite, segundo a NiT. As reservas podem ser feitas online.

Leia também: Afinal, que selos são obrigatórios no para-brisas? Saiba agora e evite multas

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: