No dia 26 de Fevereiro, a partir das 9h30, decorre no Auditório do Patacão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) a sessão de lançamento da marca “Saborear o Algarve”. Esta marca surge no âmbito do projecto RevitAlgarve, «vai representar a Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA), é de uso exclusivo dos membros da RPLA e «funcionará como factor de diferenciação, afirmação e valorização dos produtos produzidos», explica a CCDR Algarve.
Segundo a entidade, «a constituição da Rede de Produtores Locais do Algarve e a Marca “Saborear o Algarve” pretendem ser um contributo para a afirmação da agricultura local como activo estratégico da região». A CCDR Algarve salienta que esta marca «assume como missão garantir o acesso a produtos seguros, locais, de qualidade e produzidos através de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a preservação do território, valorização dos produtos e agentes locais e para a revitalização da economia rural local».

Também se refere que o lançamento da marca “Saborear o Algarve” visa «reunir os produtores da região algarvia e convidá-los a aderir à Rede». Podem requerer a adesão à RPLA «todos os produtores primários e transformadores do sector alimentar do Algarve com unidade produtiva e/ou transformadora instalada na região do Algarve, que respeitem os princípios orientadores de sustentabilidade e cumpram os critérios referidos no Regulamento da Rede de Produtores Locais do Algarve», indica a CCDR Algarve.
A sessão de lançamento, cujo programa pode consultar em baixo, inclui um momento no auditório com várias apresentações e um momento no “Espaço Saborear o Algarve” – com uma demonstração de produtos e produtores da região, com provas gastronómicas, distribuídos por áreas temáticas. Os interessados em participar podem inscrever-se aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.