Mars vai investir 27 milhões de dólares para ajudar produtores de leite a descarbonizar

A Mars vai lançar um programa, em parceria com a Fonterra, fornecedor mundial de laticínios, que pretende capacitar os produtores de leite a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das suas explorações agrícolas.

Alavancado por um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, o Programa ‘Farmer Forward’ visa ajudar os produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, em linha com as ambições da Mars em reduzir as suas emissões de GEE em 50% até 2030, comparativamente a 2015.

&nbsp

De acordo com o comunicado de imprensa, aproximadamente metade do investimento vai ser destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra.

Os restantes fundos vão ser atribuídos aos cerca de 165 agricultores que alcançarem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor pode vir a receber até 15 mil dólares por ano.

&nbsp

O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26.000 hectares de terras agrícolas – o equivalente a aproximadamente 40.000 campos de futebol.

Desta forma, a nota de imprensa refere ainda que a produção de laticínios envolvida neste novo programa seria, “em teoria, suficiente para confecionar 20 mil milhões de barras Snickers anualmente”. Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende também reduzir 150.000 toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015.

&nbsp

Este programa é um dos pilares da iniciativa ‘Moo’ving Dairy Forward’ da empresa, uma plataforma multimilionária, lançada no ano passado, para impulsionar o investimento em novas tecnologias e parcerias para reduzir as emissões de GEE em toda a cadeia global de fornecimento de produtos lácteos da Mars.

Segundo a comunicação, estes produtos são o quarto maior contribuinte para a pegada de carbono da empresa, “o que significa que a Mars só poderá atingir os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade com o apoio e colaboração dos produtores de leite”.

&nbsp

“Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, referiu Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

E continua sublinhando que, “é vantajoso para ambos os lados, porque estamos cientes de que tornar os laticínios mais sustentáveis requer esforços e investimentos substanciais”.

Para Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra, a empresa “tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”.

A nota de imprensa refere ainda que mais de 200.000 vacas fornecem leite para as marcas icónicas de confeitaria da Mars. No entanto, estes ingredientes são responsáveis por 65% do total de emissões de GEE do portefólio de snacks da Mars.

 

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: