Câmara Municipal de Torre de Moncorvo faz apresentação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal 

 No passado dia 15 de fevereiro teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Torre de Moncorvo, a apresentação pública do Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal. 

A sessão contou com a presença da vereadora do Município de Torre de Moncorvo, Piedade Meneses, e dos técnicos do Município de Torre de Moncorvo e de Póvoa de Lanhoso. 

Orlando Fernandes e Francisco Machado, da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo apresentaram o projeto, o percurso que, em 1466, o Barão Leon de Rosmithal percorreu numa peregrinação a Santiago de Compostela desde o Reino da Boémia e o percurso do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal que atualmente pode ser percorrido, entre Freixo de Espada à Cinta e Braga. 

Rui Leonardo, técnico do Município de Torre de Moncorvo procedeu à apresentação do referido caminho no concelho de Torre de Moncorvo demonstrando os vários locais por onde passa recorrendo a evidências históricas. 

A vereadora do município de Torre de Moncorvo, Piedade Meneses, referiu que “este novo produto turístico e cultural pode servir de motor de desenvolvimento económico na região, sobretudo porque está associado ao Caminho de Santiago que é um importantíssimo cartaz turístico e económico. Pode criar uma dinâmica muito interessante para as empresas que já estão sediadas no território, nomeadamente a restauração e os alojamentos, e para a área do turismo.”

Orlando Fernandes, técnico da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso explicou que o projeto “começou em 2012 com um estudo exaustivo baseado em referências bibliográficas, etnográficas e toponímicas. Em 2021 viemos ao terreno para perceber a viabilidade do projeto e, em 2023, apresentámo-lo aos 12 municípios que felizmente tiveram abertura para avançarmos com este caminho jacobeu que liga Freixo de Espada à Cinta a Braga”. Referiu ainda que o caminho não se encontra de momento sinalizado, mas que em 2025 será implementada uma sinalética base, avançando-se com a sinalética direcional e informativa mais tarde. 

Em Torre de Moncorvo o percurso tem 39 km, passando pelas freguesias de Mós, Carviçais, Felgar e Souto da Velha, Larinho, Torre de Moncorvo, Adeganha e Cardanha e Horta da Vilariça. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: