Publicado em: 20 de Fevereiro, 2025
No passado dia 15 de fevereiro teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Torre de Moncorvo, a apresentação pública do Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal.
A sessão contou com a presença da vereadora do Município de Torre de Moncorvo, Piedade Meneses, e dos técnicos do Município de Torre de Moncorvo e de Póvoa de Lanhoso.
Orlando Fernandes e Francisco Machado, da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo apresentaram o projeto, o percurso que, em 1466, o Barão Leon de Rosmithal percorreu numa peregrinação a Santiago de Compostela desde o Reino da Boémia e o percurso do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal que atualmente pode ser percorrido, entre Freixo de Espada à Cinta e Braga.
Rui Leonardo, técnico do Município de Torre de Moncorvo procedeu à apresentação do referido caminho no concelho de Torre de Moncorvo demonstrando os vários locais por onde passa recorrendo a evidências históricas.
A vereadora do município de Torre de Moncorvo, Piedade Meneses, referiu que “este novo produto turístico e cultural pode servir de motor de desenvolvimento económico na região, sobretudo porque está associado ao Caminho de Santiago que é um importantíssimo cartaz turístico e económico. Pode criar uma dinâmica muito interessante para as empresas que já estão sediadas no território, nomeadamente a restauração e os alojamentos, e para a área do turismo.”
Orlando Fernandes, técnico da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso explicou que o projeto “começou em 2012 com um estudo exaustivo baseado em referências bibliográficas, etnográficas e toponímicas. Em 2021 viemos ao terreno para perceber a viabilidade do projeto e, em 2023, apresentámo-lo aos 12 municípios que felizmente tiveram abertura para avançarmos com este caminho jacobeu que liga Freixo de Espada à Cinta a Braga”. Referiu ainda que o caminho não se encontra de momento sinalizado, mas que em 2025 será implementada uma sinalética base, avançando-se com a sinalética direcional e informativa mais tarde.
Em Torre de Moncorvo o percurso tem 39 km, passando pelas freguesias de Mós, Carviçais, Felgar e Souto da Velha, Larinho, Torre de Moncorvo, Adeganha e Cardanha e Horta da Vilariça.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.