Publicado em: 20 de Fevereiro, 2025
No último dia 17 de fevereiro, a Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) celebrou a Tomada de Posse dos novos órgãos sociais, numa Sessão Solene no Palácio Galveias, em Lisboa, que ficou marcada pela presença de entidades e autoridades. O evento foi conduzido por Pedro Ramos, diretor geral de Internacionalização da AILD.
Entre os convidados, destacaram-se o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e diversos deputados da Assembleia da República portuguesa, eleitos pelos círculos da emigração. O cantor Toni Carreira também prestigiou o evento, sendo reconhecido como um “símbolo do sentido de ser lusodescendente no mundo e de portugalidade”. Várias outras Associações e entidades fizeram-se representar no evento.
José Governo, diretor executivo e Fundador da AILD, apresentou o Plano de Atividades para 2025, delineando o conjunto de projetos e iniciativas que visam “fortalecer a conexão entre os lusodescendentes e as comunidades locais em todo o mundo”.
Para a presidência da Mesa da Assembleia Geral tomou posse Philippe Fernandes; para a presidência do Conselho Fiscal, José Martinho; e, para a presidência da direção, Cristina Passas. O ato eleitoral decorreu no dia 11 de dezembro de 2024.
Pedro Ramos, na condição de diretor geral para a Internacionalização, destacou a importância da AILD como um ponto de encontro para os lusodescendentes.
“A AILD não só reforça laços culturais, mas também se propõe a facilitar negócios e parcerias que promovam a identidade lusodescendentes. Estamos comprometidos em criar Delegações em diversos países para garantir que as vozes e as culturas dos lusodescendentes sejam ouvidas e valorizadas”, disse Pedro Ramos, que tem a sua atuação nacional e internacional conhecida por ser “embaixador da lusofonia”, sem contar a sua experiência em liderança e gestão de pessoas.
Segundo apurámos, o seu compromisso é “estabelecer uma rede (traduzida na constituição de delegações formalizadas) de apoio e colaboração entre as diferentes comunidades lusodescendentes, bem como entre empresas e empresários nas várias regiões do mundo, promovendo os quatro principais pilares/dimensões da AILD: a Cultura, a Responsabilidade Social, a Investigação/Educação e os Negócios e Empresas em cada uma das delegações no mundo”.
Para Pedro Ramos, “países como Brasil, Angola, Países Baixos, Cabo Verde e Vietname são os destinos de formalização de delegações da AILD”.
O evento da AILD, que contou com um momento cultural a cargo da Universidade Sénior de Oeiras, teve o apoio da Camara Municipal de Lisboa.
Mais informações sobre a Associação podem ser consultadas em: www.aild.pt
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.