A publicação do Edital 4/2025/XF/AL, procede à atualização da zona demarcada para Xylella fastidiosa em Marvão, conforme a última atualização do Despacho n.º 10/G/2025. Este edital também notifica a aplicação de medidas fitossanitárias para a erradicação da bactéria Xylella fastidiosa.
Para qualquer esclarecimento adicional relativo a este assunto, os interessados devem consultar a página dedicada à Xylella fastidiosa.
O Edital 4/2025/XF/AL, publicado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), atualiza a zona demarcada para a bactéria Xylella fastidiosa em Marvão. Esta atualização segue a última delimitação da zona demarcada, conforme o Despacho n.º 10/G/2025, de 27 de janeiro de 2025. A presença da bactéria foi confirmada em 73 amostras, abrangendo várias freguesias nos concelhos de Marvão e Portalegre.
As medidas fitossanitárias obrigatórias incluem a destruição imediata de vegetais infetados, tratamentos fitossanitários adequados e a proibição de plantação e movimentação de vegetais infetados fora da zona demarcada. Estas medidas visam erradicar a bactéria e evitar a sua dispersão.
Os proprietários e detentores de parcelas na zona demarcada devem cumprir rigorosamente as medidas estabelecidas, sob pena de aplicação de coimas e outras sanções.
Para mais informações, os interessados devem consultar o site da DGAV.
Consulte o edital aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.