Protestos, greves e sindicatos no Marcelismo são tema de exposição 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o município de Armamaracolhe a exposição “Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)”, patente no salão nobre do edifício sede da Câmara Municipal, entre os dias 8 de abril e 31 de maio de 2025. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, sendo a entrada gratuita.  
A mostra destaca o papel do mundo do trabalho e do movimento sindical anticorporativo na resistência à ditadura, sublinhando o contributo decisivo das greves e dos protestos laborais para o fim do regime e a edificação do sistema democrático em Portugal.  
Com curadoria científica de José Pacheco Pereira, a exposição apresenta um levantamento rigoroso de mais de 300 episódios de contestação laboral ocorridos durante o Marcelismo, com base em documentação inédita da Legião Portuguesa e da PIDE-DGS, que permite aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de repressão da ditadura.  
É ainda evidenciado o papel das mulheres trabalhadoras, com destaque para as operárias dos setores têxtil e dos lanifícios, cuja participação ativa foi determinante no movimento de contestação social e política do período.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: