O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai acolher, entre 28 e 30 de abril, a conferência internacional Aquaculture Horizons, um dos eventos mais reconhecidos do setor da aquacultura a nível mundial.
O evento, que se realiza na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), vai reunir cerca de 200 participantes de 25 países, entre profissionais do setor, docentes, investigadores/as, estudantes e representantes da indústria, contando debater inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e novas abordagens para o futuro da aquacultura.
 
Nesta edição, a conferência vai dar especial atenção às inovações tecnológicas e soluções para uma produção sustentável de produtos do mar, “cuja procura tem sofrido um aumento a nível global, colocando a indústria perante o desafio de aumentar a produtividade sem comprometer os ecossistemas marinhos”, refere a comunicação do Instituto.
Vão ainda ser discutidos temas como opções sustentáveis de alimentação das espécies marinhas, gestão melhorada da qualidade da água e métodos de produção ambientalmente conscientes.
Será igualmente abordado o impacto das novas tecnologias na aquacultura, como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), com a comunicação a salientar que estas inovações têm vindo a “revolucionar a indústria”, nomeadamente nas dimensões de eficiência operacional, monitorização ambiental em tempo real e transparência nas cadeias de abastecimento.
O evento incluirá ainda estudos de caso, workshops, sessões conduzidas por especialistas e debates, além de amplas oportunidades de networking e de potenciais parcerias entre a academia e as empresas do setor.
 
“O acolhimento da conferência internacional Aquaculture Horizons 2025 representa, não só um importante reconhecimento do IPS enquanto instituição de Ensino Superior, como também uma oportunidade privilegiada para a região de Setúbal, onde o setor da aquacultura assume uma relevância crescente”, lê-se na comunicação.
 
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.