Desmistificar e mostrar aos jovens que a agricultura atual é uma das atividades que mais evoluiu tecnológica e cientificamente foi o propósito do DigitAgro Challenge – uma semana temática – que decorreu na Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), de 31 de março a 3 de abril.
Esta iniciativa é organizada no âmbito do consórcio +AGRODIGITECH@SUL (liderado pela Universidade de Évora, e que integra as Universidades do Algarve e Nova de Lisboa, e os Institutos Politécnicos de Beja e Portalegre) e que pretende dar a conhecer os desafios com que se depara a agricultura atualmente, assim como as estratégias e as soluções tecnológicas e digitais que os agricultores utilizam para uma produção sustentável.
Ao longo da semana promovida na ESBE, foram abordados temas ligados a aspectos-chave da agricultura como a importância do solo, água e biodiversidade, tendências mundiais de procura de alimentos (food safety e food security); a importância dos dados (monitorização e modelos) na aplicação das novas tecnologias na agricultura; sistemas de produção sustentáveis, agricultura circular (os resíduos podem ser recursos), conservação de solo, fontes alternativas de proteína, agricultura sem solo, culturas emergentes e produtos inovadores e a aplicação da genómica (OGM, biopesticidas, variedades adaptadas/melhoradas…).
Para o efeito, reuniram-se esforços conjugados para mostrar, da teoria à prática, de palestras a visitas de campo, aquilo que foi o objeto temático destes quatro dias: o conhecimento dos professores da ESBE que nas suas áreas de especialização apresentaram e desenvolveram os temas, e a prática, experiência, visão inovadora e arrojada de algumas entidades, empresas e empresários agrícolas da região que prontamente colaboraram: Agrosustentável e INIAV, IP – Polo de Elvas, Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos, Associação de Produtores Agrícolas de Precisão, Centro de Competências InovTechAgro, Herdade da Torre das Figueiras, Medicane | MHI Cultivo Medicinal.
Durante esta semana, a ESBE recebeu cerca de 200 estudantes do Ensino Secundário e Profissional da Escola Secundária D. Sancho II (Elvas). Esta semana temática ficará concluída com a realização de um quiz online em que equipas participantes nas várias semanas temáticas promovidas pelas demais instituições de Ensino Superior envolvidas neste consórcio, participarão e se habilitarão a ganhar prémios.
Breve nota sobre o Consórcio +AGRODIGITECH@SUL>
É um consórcio liderado pela Universidade de Évora, e que integra as Universidades do Algarve e Nova de Lisboa, e os Institutos Politécnicos de Beja e Portalegre. Constituiu-se no âmbito do Programa Impulso MAIS Digital, submedida Reforma e Modernização das Ciências Agrárias – Modernização Tecnológica e Digital das Ciências Agrárias, do Plano de Recuperação e Resiliência.
Cada um dos promotores do consórcio dinamiza quatro dias temáticos, levando os alunos participantes a contactar com temas como a biodiversidade, as alterações climáticas, as inovações na produção de alimentos e os recursos tecnológicos utilizados na produção agropecuária. No quinto dia, equipas de cinco alunos participam num quiz online sobre os assuntos abordados, existindo um prémio para a equipa vencedora.
Nota de Imprensa Politécnico de Portalegre
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.