Publicado em 14 de Abril, 2025
A Natixis em Portugal inaugurou, no dia 10 de abril, o “Natixis Solar System”, um espaço de trabalho colaborativo que se afirma como um conceito original e sem paralelo no universo dos escritórios, a nível nacional e internacional. Desenvolvido com base na exploração espacial, o projeto alia criatividade, funcionalidade e uma forte componente educativa, num ambiente que convida à descoberta, estimula a curiosidade, energiza e transforma o quotidiano do trabalho numa experiência inspiradora e fora do comum.
A inauguração oficial contou com uma visita guiada e uma entrevista ao vivo com Ana Pires, a primeira cientista-astronauta portuguesa, que partilhou a sua visão sobre a importância da inovação, da diversidade e da exploração em contextos científicos e empresariais.
Com cerca de 3.500m², o “Solar System” tem capacidade para 354 colaboradores, possui nove salas de reunião e está dividido por zonas temáticas inspiradas nos planetas e astros do nosso sistema solar: Terra, Lua, Marte, Júpiter e Saturno.
O espaço foi criado a partir do reaproveitamento de uma área que esteve inutilizada durante quase 20 anos: o antigo centro comercial Central Shopping, na Rua de Santos Pousada, no Porto, que ganha agora uma nova vida com este projeto.
Conceito, design e funcionalidade
Depois das Villages, ambientes de trabalho colaborativo que recriam 13 cidades espalhadas pelos quatro continentes, o “Solar System” assume-se como uma verdadeira Learning Expedition – um local que combina trabalho com conhecimento, criando algo que se assemelha a um “escritório-exposição”, através de elementos educativos como infografias, citações e QR codes que remetem para conteúdos sobre astronomia, ciência e inovação.
O design inclui uma cúpula/planetário no coração do espaço (resultado da reconversão do antigo cinema), texturas inspiradas em crateras lunares e em Júpiter, e detalhes visuais que remetem para naves espaciais e o futuro da tecnologia.
A transformação do conceito em realidade ficou a cargo da Tétris, empresa de arquitetura e construção da JLL, que procurou criar um ambiente imersivo não só para os olhos, mas também para o tato e para a imaginação.
A inteligência artificial foi utilizada na criação de imagens e elementos gráficos que enriquecem a experiência visual do espaço.
“Este projeto da Natixis marca uma mudança na nossa perceção do espaço de trabalho — um centro de inovação e criatividade, onde a arquitetura se funde com a ciência, a sustentabilidade e a tecnologia. Para a Tétris, é motivo de grande orgulho contribuir para a transformação de um espaço em desuso num ecossistema inspirador, que fomenta o bem-estar, a aprendizagem e a ligação à comunidade. O ‘Solar System’ exemplifica de forma notável como os escritórios do futuro já estão a ganhar forma no presente”, afirma Carlos Cardoso, Managing Director Tétris Portugal e CEO JLL Portugal.
Compromisso com a sustentabilidade
O projeto está alinhado com os princípios do Manifesto de Sustentabilidade da empresa. O compromisso com a sustentabilidade está espelhado na escolha dos materiais, já que cerca de 70% do mobiliário foi reutilizado, vindo diretamente dos escritórios da Natixis em Paris. A renovação de um antigo centro comercial num espaço de escritório contribui para a regeneração urbana, minimizando a pegada ambiental de novas construções.
“Depois de recriarmos bairros da cidade do Porto e cidades do mundo, este projeto representa o nosso salto para o universo, sem sairmos do nosso escritório. Reflete a visão da Natixis para o futuro do espaço de trabalho: um espaço de colaboração, conhecimento e bem-estar, onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado para potenciar a inspiração e o talento das nossas equipas”, afirma Etienne Huret, CEO da Natixis em Portugal.
“Através do espaço de trabalho, conseguimos reforçar a nossa cultura corporativa única, que nos permite ser disruptivos no setor bancário”, reforça.
Para aproximar este conceito e a experiência global da Natixis à comunidade, a empresa promove recorrentemente eventos de casa aberta: Natixis Open House. As inscrições estão abertas em: https://portugalevents.natixis.com/
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.