Governo vai investir cerca de 22 milhões de euros no apoio às florestas

O Fundo Ambiental vai aplicar 21,9 milhões de euros em medidas de apoio às florestas, com a maior parte, 15,2 milhões, a ser destinada ao funcionamento das equipas de sapadores florestais, anunciou o Governo na passada terça-feira, dia 20 de maio.

Segundo comunicado do Ministério do Ambiente e Energia (MAEN), a ministra Maria da Graça Carvalho autorizou o pagamento de 31,4 milhões de euros em financiamentos que abrangem não só as florestas, mas também áreas como eficiência energética, descarbonização, uso eficiente da água e proteção dos recursos hídricos.

&nbsp

No setor florestal, estão ainda previstos apoios para os Condomínios de Aldeia — aldeias em zonas vulneráveis — e para a bioeconomia, nomeadamente na valorização da resina.

O MAEN destacou também a autorização de 2 milhões de euros para projetos-piloto de “Mobilidade Urbana Sustentável” em Lisboa e no Porto, assim como incentivos para aquisição de veículos ligeiros, motociclos e bicicletas elétricas.

&nbsp

Além disso, a nota de imprensa avança ainda que está prevista a libertação de 1,7 milhões de euros para mais uma tranche do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (focado na substituição de janelas).

“Estes financiamentos são fundamentais para garantir projetos que têm impacto direto na vida das pessoas. Desde a proteção das florestas até à melhoria da eficiência energética dos edifícios, passando pelo apoio à mobilidade sustentável, estamos a investir em áreas essenciais para a sociedade. É particularmente importante que estes apoios cheguem atempadamente a quem deles mais precisa, incluindo muitas famílias vulneráveis”, referiu Maria da Graça Carvalho.

&nbsp

&nbsp

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: