O Politécnico de Coimbra, através do Presidente da Escola Superior Agrária (ESAC-IPC), Rui Amaro, assumiu a Direção do Centro de Competências de Caprinicultura (CCC) – Associação.
A eleição realizou-se por ocasião da Assembleia Geral do Centro de Competências, que teve lugar no passado dia 16 de maio, data de inauguração da ExpoCapriland 2025 – II Feira de Caprinicultura | I Jornadas Internacionais de Caprinicultura, o maior evento promovido por esta Associação. A presidências da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal caberão, respetivamente, à Universidade de Coimbra e à Associação Portuguesa de Caprinicultores de Raça Serpentina.
A ESAC-IPC é, assim, a primeira entidade a presidir ao CCC – Associação, cuja escritura pública a formalizar a sua constituição foi assinada em junho de 2024, durante o II Congresso Nacional de Caprinicultura, levado a cabo em Vila Nova de Poiares, no âmbito da 1.ª edição da ExpoCapriland.
Integram atualmente o CCC – Associação 29 entidades, congregando diversos agentes que operam no domínio da caprinicultura, nomeadamente, dos setores produtivo, associativo, ensino superior, investigação e ciência, com o objetivo da promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento desta fileira em Portugal.
Na qualidade de Presidente da Direção do CCC – Associação, Rui Amaro salienta que “os objetivos passam por dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos”. “A nossa missão é projetar conhecimento, apoiar os caprinicultores e impulsionar uma agenda de inovação que melhore as condições de vida no setor”, sublinha. Reforçar o papel dos caprinicultores como “agentes fundamentais na manutenção do território” e prestadores de “serviços de ecossistema inestimáveis para a sociedade” é o desígnio deste Centro de Competências, assegura.