
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira de madrugada um homem suspeito da autoria de cinco crimes de incêndio florestal, em Penafiel, no distrito do Porto, que geraram elevado alarme social, informou aquele órgão de polícia criminal.
Segundo um comunicado da PJ, o suspeito de 39 anos, que tem antecedentes na prática deste tipo de crime, está fortemente indiciado pela autoria de cinco crimes de incêndio florestal, na localidade de Recezinhos — Penafiel.
“O suspeito terá provocado os incêndios com recurso a chama direta, criando perigo para uma área florestal significativa, bem como para vários edificados, essencialmente residências instaladas na orla da mancha florestal“, refere a mesma nota.
A PJ refere ainda que, desde 02 de junho até esta segunda-feira, foram registadas 42 ignições nos locais de atuação do detido, tendo sido necessário o recurso a meios aéreos para debelar alguns desses incêndios.
O suspeito, residente na zona, que foi detido com a colaboração do Grupo de Trabalho de Redução das Ignições Florestais — Zona Norte e da GNR, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.