A edição de 2025 da Fruit Attraction 2025, que decorre de 30 de Setembro a 2 de Outubro na Ifema Madrid, na capital de Espanha, registava, a meados de Julho, 95% de ocupação, com um total de 72.700 metros quadrados já alocados. A organização, constituída pela Ifema Madrid e pela Fepex, indica projecções de 2.500 empresas expositoras de mais de 60 países, 75.000 metros quadrados de oferta comercial e a presença de mais de 120.000 profissionais de 150 países.
A 17.ª edição da Fruit Attraction vai ter lugar em 10 pavilhões – das 9h30 às 19h00 e até às 16h00 no último dia – e, segundo a organização, conta com uma «nova sectorização» e terá a inovação e o conhecimento como «pilares fundamentais da sua proposta de valor». A organização diz que esta será «a maior edição» da história do certame até à data, que estes números reafirmam «a sua posição como um dos principais eventos internacionais do sector das frutas e legumes», que os números estão alinhados com o seu «objectivo de superar os números das edições anteriores» e que a feira constitui «uma plataforma essencial para o negócio, conhecimento e projecção internacional para toda a indústria de frutas e legumes».

O tomate será o produto em destaque nesta edição da feira, com diversas actividades em torno deste produto – com foco no seu «valor nutricional, impacto económico e geopolítica no comércio internacional» –, incluindo mesas-redondas (sobre dinâmicas do mercado, tendências, questões geopolíticas e regulatórias, abrangendo também o acordo entre a União Europeia e Marrocos e o seu impacto na produção da UE), showcooking, sessões de degustação, demonstrações da cultura (num espaço de produção instalado para o efeito) e exposição de variedades. Na vertente do comércio internacional, a Fruit Attraction 2025 terá a Malásia e o México como “Países importadores convidados”, terá «mais de 700 compradores de todo o mundo» convidados no âmbito do “Programa de Compradores” – com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA) e do ICEX España Exportación e Inversiones – e promove, nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, o “World Fresh Forum”, organizado pelo ICEX e que consiste num conjunto de webinars com especialistas e profissionais do sector, cujo foco estará no México, na Malásia e na China.
Outra das iniciativas do evento é o “Innovation Hub Awards”, que visa premiar «as soluções mais inovadoras e sustentáveis» apresentadas pelas empresas expositoras e coexpositoras no certame – em três categorias: “Frutas e legumes frescos”; “Indústria de frutas e hortícolas”; “Acções de sustentabilidade e compromisso”, cada uma com um prémio de 2.000 euros –, cujas inscrições estão abertas até 27 de Agosto e que se destina a projectos lançados pela primeira vez no mercado após 1 de Setembro de 2024 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores. Os prémios serão entregues durante a feira, no espaço “Innovation Hub”, onde estarão expostos todos os produtos seleccionados.

A organização da Fruit Attraction vai atribuir também os “Prémios de melhor stand” – cujo objectivo é «reconhecer os espaços expositivos que se destacam na feira pela sua criatividade, design e compromisso com a sustentabilidade» –, em quatro categorias: “Mais original”, “Melhor design”, “Mais sustentável”, “Escolha do público”, sendo que os expositores se podem inscrever até 15 de Setembro. A organização destaca igualmente o espaço culinário “Factoría Chef”, onde os expositores podem demonstrar, gratuitamente, em sessões de showcooking com duração de 40 minutos, as qualidades culinárias das suas frutas e legumes, sendo que as inscrições podem ser efectuadas até 27 de Agosto.
Haverá também o “Organic Hub Tour”, uma «rota» sinalizada dentro da feira para dar «maior visibilidade» aos produtos com certificação biológica, mediante a manifestação de interesse em participar por parte dos expositores, preenchendo um formulário e fornecendo documentação, até 30 de Julho. O certame conta também com conferências técnicas e eventos paralelos, sendo possível obter mais informação aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.