Sucesso dita 2.ª edição do Lagolva Espumante Pet Nat branco

No verão do ano passado, Quinta da Lagoalva – pertença da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo – ousou lançar um espumante do estilo Pet Nat, um vinho “fora da caixa”, apreciado por enófilos experientes, mas acima de tudo uma excelente opção para quem se quer introduzir no consumo de vinho, produto tão culturalmente português e bem menos “ofensivo” do que muitas outras bebidas alcoólicas. A aceitação deste novo produto da Lagoalva foi imediata, o que se comprova com um aumento de produção de 1.300 (2023) para 5.000 garrafas do Lagoalva Espumante Pet Nat branco 2024.

Com um preço de venda ao público recomendado de €10,90, ao mercado vão chegar garrafas em formato standard (750mL). De espírito inquieto, o diretor de enologia Pedro Pinhão, eleito recentemente como Enólogo do Ano da região dos Vinhos do Tejo, quis experimentar engarrafar em magnum (1,5L). São muito poucos exemplares – que não vão estar à venda –, apenas para experimentar e perceber a evolução do vinho. Uma experiência que pode vir a ganhar luz verde na próxima edição. Recordemos o conceito de Pet Nat, que é a abreviação de Pétillant Naturel, o que se traduz num estilo de vinificação que se enquadra na categoria de espumante, mas na qual o engarrafamento antes de terminar a fermentação, havendo “espaço” para a libertação de CO2, o que leva à existência de gás natural (efervescência). 

Lagoalva Espumante Pet Nat branco 2024 é um vinho certificação Regional do Tejo e resulta do blend das duas castas brancas mais emblemáticas de Portugal: Arinto (80%), considerada a melhor por enólogos e especialistas; e Fernão Pires (20%), a mais plantada a nível nacional e com maior presença na região dos Vinhos do Tejo, onde é rainha. As uvas são apanhadas muito cedo, para manter as suas características organoléticas no estado mais puro, sendo prensadas, com o mosto clarificado por flotação fermentado em cubas de inox, com temperatura controlada a 16.ºC. Quase no final da fermentação (cerca de 1012 de densidade), o vinho, ainda turvo, é engarrafado, terminando-a na garrafa com carica. Estagiado durante 9 meses em garrafa, este Petillant Naturel é um vinho ligeiramente turvo, com uma cor citrina. Segue o perfil do anterior, mas com notas cítricas mais complexas. Na boca, é seco, fresco e tem uma acidez vibrante bem marcada. Beber fresco, entre 8 e 10.ºC, a solo ou com iguarias de verão. Uma boa companhia do aperitivo ao final da refeição. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: