O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um acordo comercial com o Japão, em que as tarifas a aplicar serão de 15%. “Concluímos um acordo massivo com o Japão, talvez o maior acordo alguma vez feito”, disse numa publicação na rede Truth Social.
“O Japão vai abrir o seu país ao comércio, incluindo de carros e carrinhas, arroz e certos outros produtos agrícolas, e outras coisas”, acrescentou Trump. Além disso, o Japão compromete-se a investir 550 mil milhões de dólares nos EUA.
No âmbito do acordo, “o Japão vai pagar tarifas recíprocas aos Estados Unidos de 15%”, assinalou trump, sem especificar mais detalhes sobre o entendimento.
No início do mês, Trump começou a enviar cartas com as tarifas a aplicar unilateralmente aos diferentes países caso não chegassem a acordo antes do prazo estabelecido de 1 de agosto. O Japão, juntamente com a Coreia do Sul, foi dos primeiros visados, com taxas fixadas a 25%, pelo que o acordo resulta numa redução significativa.
O acordo com o Japão, uma das maiores economias do mundo, antes da data limite, pode significar que os EUA chegarão ainda a um entendimento com outros grandes parceiros comerciais, como a UE. Em conferência de imprensa na Casa Branca, Trump disse que os responsáveis da UE serão recebidos esta quarta-feira.