Com o objetivo de capacitar os participantes a compreender e aplicar conceitos de IA e de automação no setor agrícola e florestal, com foco no uso de máquinas autónomas, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA) está a promover uma formação em “Automação e IA na Agricultura e Florestas“.
Este Curso de Especialização terá uma duração de 20 horas, em regime presencial, misto ou online, no horário pós-laboral, e destina-se a engenheiros agrónomos, silvicultores, técnicos florestais, estudantes e empresários do setor agrícola e florestal, que poderão apresentar a sua candidatura até ao próximo dia 9 de setembro de 2025. A formação promovida pelo ISA surge num período de transformação em que a automação e a inteligência artificial estão a alterar profundamente os setores agrícola e florestal, desde a monitorização à tomada de decisão otimizada com base em grandes volumes de dados.
Estas tecnologias permitem aumentar a produtividade, reduzir impactes ambientais e responder aos desafios impostos pela incerteza climática e pela escassez de mão-de-obra. Neste contexto, a digitalização e a inovação tecnológica deixam de ser uma opção para se tornarem uma necessidade estratégica. Combinando conhecimento técnico com aplicações práticas, esta formação destina-se a quem se quer posicionar nas práticas com melhor competitividade no setor agrícola ou florestal.
Fique a par de toda a informação em: https://www.isa-opencampus.pt/automacao-e-IA-na-agricultura-e-florestas
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.