ISA Lança Pós‑Graduação em Automação e Inteligência Artificial para Agricultura e Florestas

LogoISA O Instituto Superior de Agronomia (ISA), através do seu Open Campus, anunciou o lançamento de uma nova pós‑graduação focada em automação e inteligência artificial aplicadas aos setores agrícola e florestal. O curso surge num momento em que a digitalização deixou de ser um mero acessório e se tornou uma exigência para responder a desafios como a escassez de mão‑de‑obra, as exigências ambientais e as incertezas climáticas. As candidtauras terminam em:

 

Com início previsto para meados de setembro de 2025 e a decorrer ao longo de cerca de cinco semanas, sob regime pós‑laboral, o programa oferece dez sessões presenciais ou híbridas, totalizando 20 horas de formação. Os participantes poderão optar entre três modalidades: presencial, online ou mista. Serão abordadas temáticas desde os conceitos de IA e a automação até exemplos práticos com máquinas autónomas, como sistemas de colheita e controlo de infestantes, envolvendo soluções da Kubota e Fieldwork Robotics 

O curso, orientado para engenheiros agrónomos, silvicultores, técnicos e empresários do setor, é promovido por especialistas e investigadores do ISA em parceria com instituições como o INOV, INESC TEC, Nova IMS e Agroportal. A coordenação está a cargo de António Reis Pereira e Luís Goulão, contando com a participação de oradores conceituados, como Miguel Mira da Silva (INOV), Rui Figueira (ISA) e André Barriguinha (Nova IMS).

As candidaturas, abertas desde 7 de julho e até 9 de setembro de 2025, devem ser formalizadas online – aqui

Este novo curso faz parte de uma aposta estratégica do ISA no reforço das competências digitais e de automação, alinhada com a atual agenda de transição tecnológica e sustentabilidade dos sistemas agro‑florestais.

Saiba mais aqui

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: