
Em pleno interior de Espanha, longe das praias e das grandes cidades, há um segredo natural que atrai cada vez mais visitantes curiosos. O município de La Vall d’Uixó, na província de Castelló, alberga o maior rio subterrâneo navegável da Europa, conhecido como Coves de Sant Josep. A bordo de pequenos barcos, é possível explorar este percurso fluvial único, com quase três quilómetros acessíveis ao público e formações rochosas com milhares de anos.
Um rio subterrâneo com milhares de anos
As Coves de Sant Josep, localizadas no Parque Natural da Serra de Espadán, em La Vall d’Uixó, oferecem uma experiência rara: um passeio de barco num rio subterrâneo envolto por formações rochosas e vestígios pré-históricos.
Esta caverna tem mais de três quilómetros de extensão, dos quais 800 metros são navegáveis e 255 metros podem ser percorridos a pé. O restante percurso permanece fechado, por razões de conservação.
A origem da gruta continua desconhecida, de acordo com a mesma fonte. No entanto, sabe-se que foi formada no período Triásico Médio e habitada por seres humanos há cerca de 17 mil anos. No interior é possível observar pinturas rupestres e gravuras classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, além das habituais estalactites, estalagmites e colunas que marcam este tipo de formações geológicas.
História, natureza e património para descobrir
Além da sua famosa gruta, La Vall d’Uixó convida os visitantes a conhecer outros pontos de interesse, como o povoado ibérico de San José, ou os antigos aquedutos romanos que testemunham a passagem de diferentes civilizações.
A cidade destaca-se ainda pela tradição do calçado. A Fábrica Segarra, aberta ao público, chegou a ser uma das mais importantes de Espanha durante o século XX. Outro destaque é a observação de aves, com várias espécies de rapinas, como a águia-perdigueira e o falcão-peregrino.
Para os amantes de caminhadas, há diversos trilhos pela serra. Entre eles, a rota PR-V-164 passa por estruturas agrícolas e torres de origem muçulmana. Já a PR-V-241 sobe à montanha mais emblemática da zona, o Monte Pipa, a partir do mesmo local onde se iniciam as visitas às grutas, conforme refere a fonte acima citada.
Como chegar a La Vall d’Uixó
Segundo o jornal Ok Diario, o município fica a cerca de 40 minutos de Valência e 25 minutos de Castellón de la Plana, por estrada. A partir de Madrid, a viagem demora quase quatro horas de carro, com alternativas em comboio ou autocarro. Desde Barcelona, o acesso faz-se pela autoestrada AP-7 (cerca de três horas e um quarto) ou por transportes públicos, com ligação aérea a Valência e posterior deslocação por estrada.
Graças à temperatura amena e constante das grutas, o local pode ser visitado em qualquer altura do ano. A visita completa tem uma duração aproximada de 50 minutos.