Distinguidas 81 Medalhas de Ouro, 6 Grandes Tambuladeiras de Ouro e 109 vinhos com Selo de Qualidade
O VI Concurso de Vinhos Escanções de Portugal, uma iniciativa da Associação dos Escanções de Portugal reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), aconteceu este ano no dia 12 Julho, pela segunda vez no Hotel Holiday Inn Lisboa – Continental, numa edição que contou com cerca de três centenas de vinhos a concurso. Para esta edição, o período de inscrição decorreu de 12 de Maio a 7 de Julho, estando o concurso aberto a vinhos portugueses, biológicos, brancos, tintos, rosés, espumantes, aguardentes e licorosos.
Com a realização anual deste concurso, a Associação dos Escanções de Portugal pretende apoiar, promover e contribuir para a dinamização do sector do vinho em Portugal, nomeadamente o apoio aos produtores, assim como divulgar os grandes vinhos portugueses produzidos de norte a sul do país.
Nesta edição, com Tambuladeira de Ouro, entre vinhos atlânticos, de montanha e de planície, foram medalhados 81 vinhos e foram distinguidos 6 vinhos nas Grandes Tambuladeiras de Ouro para Melhor Vinho Tinto, Branco, Rosé, Espumante, Licoroso e Aguardentes.
Sendo este um concurso reconhecido pelo IVV o número de medalhas esteve limitado a 30% dos vinhos em prova. Pela qualidade superior dos vinhos em prova, foram distinguidos igualmente, com um Selo de Qualidade, os vinhos que obtiveram 90 pontos sendo esta uma forma de possibilitar ao produtor a utilização de um selo carimbado pela Associação na sua garrafa, atestando a participação neste concurso e a qualidade do seu vinho.
As 6 Grandes Tambuladeiras de Ouro foram atribuídas aos seguintes vinhos: ao Torre de Palma Reserva da Família Tinto 2017, da Torre de Palma, como “Melhor Vinho Tinto”; ao Quinta do Pinto Limited Edition Arinto Branco 2021, da Quinta do Pinto, como “Melhor Vinho Branco”; ao Rose Pom-Pom Rosé 2024, da Casa Relvas, como “Melhor Vinho Rosé”; ao Quinta do Cerrado da Porta Pinot Noir Grande Reserva Espumante 2016, da Cerrado da Porta, como “Melhor Espumante”; ao Vista Alegre 30 Anos Tawny Porto, da Vallegre Vinhos do Porto S.A., como “Melhor Vinho Licoroso”; e por fim, à 32ª Série da Aguardente Vínica XO Clássica da Adega Cooperativa da Lourinhã, como “Melhor Aguardente”.
Presidido por Tiago Paula, presidente da Comissão Técnica, o painel de jurados foi composto por vários profissionais experientes da área, que se dividiram por duas sessões de prova, uma no período da manhã e outra da parte da tarde. Foram eles, Agostinho Peixoto, Alexandre Duque Vieira, Almiro Vilar, Ana Miquelino, Anca Martins, Artur Simões, Carlos Lopes, David Teixeira, Eduardo Angel, Fábio Nico, Flávia de Carvalho, Gabriel Duarte, Gabriel Marques, Gilmar Brito, Ioana Andreea Boca, Jaqueline Elias, João Vasconcellos, Jorge Gomes, Karla Johan Lorenzo, Luis Mendes, Luis Vaz, Mafalda Almeida, Manuel Faria, Marc Pinto, Marco Leyva, Maria do Amparo Godinho, Miguel Martelo, Miguel Móteo, Modesto Junqueira, Nuno Ferreira, Octávio Ferreira, Paulo Vale, Ricardo Monteiro, Ricardo Noronha, Rui Caroço dos Santos, e Szabolcs Sebestyen.
Da Comissão Técnica, estiveram presentes e colaboraram Ana Branco, José Gonçalves e Pedro Branco, com o apoio no serviço de João Cardoso, João Lopes, Sérgio Magalhães e Paulo Silva, numa edição que recebeu, uma vez mais, a parceria da empresa Alug’Aqui.
Lista completa dos vinhos medalhados:
6º CONCURSO VINHOS ESCANÇÕES 2025 | escancao
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.