Lisbon Food Affair 2026 decorre de 9 a 11 de Fevereiro

image

A edição de 2026 da Lisbon Food Affair realiza-se de 9 a 11 de Fevereiro na FIL, situada no Parque das Nações, em Lisboa. Organizado pela Fundação AIP, este certame é dirigido exclusivamente a profissionais, é centrado nos sectores de Alimentação, Bebidas, Equipamentos e Tecnologias para a Indústria e Canal Horeca e conta com espaços de exposição, conferências, apresentações e acções de showcooking.

A organização refere que «a LFA 2026 reforça a sua proposta de valor com uma abordagem assente em três grandes pilares: inovação, sustentabilidade e internacionalização». Neste âmbito, indica, esta edição do evento irá destacar os «desafios emergentes do sector», como «novas tendências de consumo e exigências do consumidor, evolução no posicionamento das marcas e estratégias de diferenciação, eficiência logística e gestão da cadeia de abastecimento, identificação de mercados internacionais e oportunidades de exportação».

Segundo a organização, a Lisbon Food Affair visa «potenciar novos negócios e internacionalização no sector alimentar», «é uma alavanca de crescimento, inovação e exportação» e irá funcionar como «o maior ponto de encontro profissional do sector em Portugal, afirmando-se como plataforma estratégica para a concretização de negócios, parcerias e exportações». «A dimensão internacional do evento será novamente reforçada através da presença de expositores de vários continentes – tanto em participações individuais como em participações organizadas por regiões e países –, promovendo o intercâmbio comercial e a abertura de novas geografias para os produtos portugueses», sublinha.

A organização destaca também dois espaços deste certame que, nas suas palavras, «promovem inovação e visibilidade internacional»: “LFA Food Hub” («um palco para startups, centros de I&D e instituições académicas, com projectos disruptivos que antecipam o futuro do sector») e “LFA Innovation” («a montra da inovação, com lançamentos de novos produtos, onde são dados a conhecer ao mercado e distinguidos pela sua originalidade, bem como as tendências de mercado em que cada produto se destaca»). Informa igualmente que «o programa de Hosted Buyers volta a ser um dos pilares da LFA, ao criar reuniões B2B [business to business] estruturadas entre expositores e compradores internacionais qualificados, com elevado potencial de concretização de negócios».

«Com foco na produção nacional e na inovação tecnológica, a feira valoriza produtos e soluções sustentáveis, alinhadas com as exigências dos mercados globais», salienta a organização. Realça ainda os resultados da última edição do certame, que, diz, «comprovam o impacto da LFA no sector»: «99% das empresas atingiram os objectivos da sua participação; 97% perspectivaram negócios pós-evento; 93% confirmaram presença para 2026; 97% dos visitantes consideraram que o evento superou as suas expectativas; 99,6% dos visitantes tencionam regressar nesta edição».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: