“Uma voz para comunicar a agricultura e a floresta” é a designação de um manual da autoria de Cristina Nobre Soares, desenvolvido no âmbito da iniciativa B-Rural. Co-financiada pela Comissão Europeia e promovida pela consultora Consulai com o apoio de diversas associações sectoriais, a iniciativa B-Rural «visa valorizar a agricultura e a floresta, enquanto actividades que evoluem para assegurar estabilidade», levando a cabo «diversas actividades, não apenas para dar a conhecer a evolução da agricultura e da floresta, mas também para destacar a sua importância singular».

Neste contexto, o manual “Uma voz para comunicar a agricultura e a floresta”, agora disponibilizado, «reúne orientações práticas e estratégicas para comunicar com mais clareza, propósito e impacto», o que inclui «desde escolhas de linguagem a sugestões visuais», refere a Consulai. Assim, explica a consultora, este documento «pretende ser uma ferramenta útil para quem quer tornar os temas da agricultura e da floresta mais visíveis e compreendidos».

Segundo a Consulai, este documento «é mais do que um manual – é um convite à acção». «Num momento em que a agricultura e a floresta enfrentam uma falta de expressão no meio mediático e na conjuntura social do país, comunicar de forma clara, acessível e mobilizadora nunca foi tão importante. Este manual surge da vontade de ajudar todos os que trabalham ou comunicam neste universo a reforçar a ligação com a sociedade, a imprensa, os decisores políticos e os públicos urbanos», diz a consultora.
O manual “Uma voz para comunicar a agricultura e a floresta” está estruturado em três partes: “Como soa a voz da agricultura e da floresta?“, “Aplicando a voz da agricultura e da floresta“, “Orientações para comunicar com a comunicação social“. Pode consultar este documento aqui (Parte 1), aqui (Parte 2) e aqui (Parte 3).
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.