Equipa da SIC acompanhou GNR na prevenção de incêndios

Incêndios em Portugal

A GNR deteve pelo menos 34 pessoas, desde o início do ano, por crime de incêndio florestal. A SIC acompanhou uma equipa de Leiria que se dedica à prevenção dos fogos com recurso ao patrulhamento, postos de vigia e drones.

Loading…

Os postos de vigia, espalhados por todo o país, são essenciais para detetar incêndios, mas há locais onde a visão não chega. As patrulhas da GNR são, também elas, essenciais. Ainda assim, há locais onde só é possível chegar pelo ar, com a ajuda de drones.

A SIC acompanhou uma equipa da Guarda Nacional Republicana de Leiria que se dedica, principalmente, à prevenção dos incêndios florestais.

Para além dos postos de vigia e das patrulhas, o Comando Territorial de Leiria recorre a drones que podem alcançar os 40 quilómetros, identificar pessoas e carros.

No solo, há outra ajuda fundamental. A de uma carrinha, única no país, que permite ver todas as câmaras do distrito e uma câmara móvel.

Esforços essenciais para prevenir os incêndios rurais. Ainda assim, a GNR deteve, desde o início do ano, pelo menos 34 pessoas por crime de incêndio florestal. Um número que sobe mais se juntarmos a colaboração com a Polícia Judiciária, são mais uma dezena só este mês.

Veja a reportagem na SIC Notícias.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: