
Com 40 centímetros de comprimento e a pesar 44 gramas, aproximadamente o mesmo que uma bola de golfe, cientistas descobriram numa remota floresta tropical da Austrália uma nova espécie de bicho-pau que acreditam ser a mais pesada alguma vez encontrada no país.
A investigação, da Universidade de James Cook, conclui que o grande tamanho da nova espécie “Acrophylla alta” pode ser o resultado de uma resposta evolutiva ao clima fresco e húmido onde foi encontrada.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
“A sua massa corporal provavelmente ajuda-os a sobreviver às condições mais frias e é por isso que se desenvolveram neste grande inseto ao longo de milhões de anos”, afirma Angus Emmott, que diz ser o “inseto mais pesado da Austrália”.
O investigador acredita ainda que “existem bichos-pau mais compridos por aí [na região], mas são mais magros”.
O novo inseto foi encontrado nas copas das árvores da região montanhosa do extremo Norte do estado de Queensland, no Nordeste da Austrália.
O caráter remoto do habitat onde foi encontrado foi considerado por cientistas como a razão pela qual permaneceu tanto tempo sem ser descoberta.
“Está confinado a uma pequena área de floresta tropical e vive no alto da copa das árvores. Por isso, a não ser que um ciclone ou uma ave o desloque, muito poucas vão conseguir vê-lo”, explica o investigador Angus Emmott, que adianta que os ovos característicos do inseto ajudaram a identificar a nova espécie.
“Cada espécie de bicho-pau tem o seu próprio estilo de ovo. Todos têm superfícies diferentes, texturas diferentes e podem ter formas diferentes. Até as estruturas exteriores são únicas”, acrescentam.
Para ajudar a investigação futura, dois espécimes foram adicionados à coleção do Museu de Queensland, no nordeste da Austrália.