
Muitas vezes ignorado, um gesto simples pode ter impacto direto na saúde de quem consome frutas e legumes. Segundo a virologista Océane Sorel, a falta de cuidados na lavagem destes alimentos pode facilitar a contaminação por agentes nocivos, mesmo quando a casca é posteriormente retirada.
O perigo escondido na casca
De acordo com o Notícias ao Minuto, Océane Sorel explicou que após a colheita, frutas e vegetais podem conter insetos, fezes de animais, terra, resíduos de pesticidas e vários micróbios.
Estes elementos podem transferir-se para o interior do alimento no momento em que a casca é cortada com a faca, que passa sujidade da superfície para a polpa.
Segundo a especialista, “a faca pode transferir micróbios ou sujidade da casca para o interior dos alimentos. Ao cortar uma batata ou cenoura, a faca corta a casca e depois a polpa, que fica exposta à contaminação”.
Micróbios e riscos para a saúde
O alerta ganha ainda mais importância tendo em conta que alguns destes micróbios podem causar problemas graves, como gastroenterites ou intoxicações alimentares. Crianças e idosos são particularmente vulneráveis a estas complicações.
Resíduos de pesticidas: um desafio para a lavagem
Um alerta real sobre os riscos associados a resíduos de pesticidas foi feito por um grupo de investigadores da Universidade Agrícola de Anhui, na China.
Publicado na revista Nano Letters da American Chemical Society, o estudo indica que a simples lavagem das frutas pode não ser suficiente para eliminar completamente os químicos tóxicos e pesticidas.
Os cientistas descobriram que os pesticidas podem penetrar na camada externa da polpa, não ficando retidos apenas na casca, pelo que a remoção desta se revela essencial para reduzir a exposição.
Aproveitamento sustentável das cascas
Além disso, segundo o Notícias ao Minuto, Chris Bonnett, da Gardening Express, alerta para o aproveitamento das cascas de banana como fertilizante natural. Estas são ricas em potássio, um nutriente que fortalece as plantas e as ajuda a resistir a pragas, sendo uma forma económica e eficaz de cuidar do jardim.
Este conjunto de avisos reforça a importância de repensar a forma como preparamos e consumimos frutas e legumes, para evitar riscos desnecessários que podem afetar a saúde de toda a família.
Leia também: Transporta isto no carro? Prepare-se para multas até 2.500€ e outras consequências graves