Freguesia de Miranda do Corvo promove Mercado do Mel na Praça José Falcão

A Junta de Freguesia de Miranda do Corvo vai recuperar a antiga Feira do Mel, anteriormente organizada pelo Município, com a realização do Mercado do Mel e da Terra, no próximo fim de semana, na Praça José Falcão. O evento tem entrada livre.

O programa arranca no sábado, dia 13, com um ciclo de palestras dedicadas ao mel, às abelhas, aos insetos polinizadores e ao combate à vespa asiática. Entre os oradores convidados estará Nuno Capela, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, cuja investigação se centra na proteção dos polinizadores e nos efeitos dos pesticidas sobre a abelha melífera. Doutorado em Biociências desde 2023, o investigador tem participado em vários projetos científicos nacionais e europeus ligados à resiliência da apicultura.

Na sua intervenção, Nuno Capela abordará a problemática da vespa velutina nigrithorax, espécie invasora identificada em Portugal desde 2011 e hoje presente em quase todo o território, com maior incidência no litoral. Esta vespa, que se alimenta de insetos, constitui uma ameaça para as populações de polinizadores e para a atividade apícola, com impacto económico significativo. A equipa da Universidade de Coimbra tem estado na linha da frente em testes de ecotoxicologia e no uso de novas tecnologias para a deteção de ninhos.

O painel de convidados inclui ainda Ana Paula Sançana, diretora executiva da cooperativa Lousamel, que falará sobre a importância dos insetos polinizadores na produção de mel e sobre a experiência da cooperativa. As jornadas técnicas decorrem no auditório da Junta de Freguesia, a partir das 16h00, e são abertas ao público.

No domingo, dia 14, o mercado abre pelas 8h00 e contará, além do mel, com outros produtos endógenos e uma mostra de vinhos, a partir das 14h00. A animação musical ficará a cargo da Filarmónica Mirandense, na parte da manhã, e do grupo Taboeira, à tarde.

Com esta iniciativa, a Junta de Freguesia pretende valorizar os produtos locais e reforçar a promoção da região.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: