A 19 de setembro, o Convento de São Francisco, em Coimbra, recebe o evento “Mulheres & Clima: A voz e a ação das mulheres pela transição verde”, uma iniciativa da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e da Business as Nature, em co-organização com a Câmara Municipal de Coimbra.
O encontro integra o projeto Women in Climate, promovido pelo Lobby Europeu das Mulheres, e pretende refletir sobre o contributo das mulheres na construção de políticas e práticas para uma transição ecológica justa.
O programa tem início às 9h00, com a conferência “Por uma Transição Verde com Igualdade: Recomendações para Portugal e para a Europa”, dedicada à análise de temas prioritários, lacunas legislativas e práticas inovadoras no domínio da igualdade de género e do ambiente.
Da parte da tarde, está previsto o Encontro Nacional da Rede de Guardiãs da Natureza, espaço de partilha de experiências e articulação entre mulheres envolvidas em iniciativas de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Segundo Paula Barros, presidente da PpDM, “este evento pretende dar visibilidade às mulheres que, em diferentes áreas, estão a liderar soluções para a crise climática, mas cuja voz nem sempre é ouvida nos processos de decisão”.
Também Susana Viseu, presidente da Business as Nature, sublinha a importância da iniciativa: “A transição verde só será possível se for inclusiva. Este encontro é um passo para integrar a perspetiva das mulheres nas estratégias ambientais e de desenvolvimento”.
Informações adicionais
- O programa completo já se encontra disponível no site da organização – aqui
- A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia – aqui
- O evento conta com o apoio do ICNF, Fundo Ambiental, Crédito Agrícola e Transdev, sendo cofinanciado pela União Europeia.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.