Cinfães. Candidato do PSD/CDS-PP quer mobilidade e empresas

image

O candidato do PSD/CDS-PP à Câmara de Cinfães, Bruno Rocha, que se candidata pela terceira vez, revelou esta sexta-feira que as suas prioridades passam pela habitação, mobilidade, mais empresas, agricultura e turismo.

“As principais reivindicações da população, do que temos percebido, têm a ver com duas ou três áreas mais sensíveis e nós tivemos essas preocupações em conta e desenvolvemos um conjunto de propostas”, admitiu Bruno Rocha.

À agência Lusa, o candidato da coligação PSD/CDS-PP adiantou que em causa está o urbanismo e, por isso, pretende “criar zonas arborizadas, um programa Simplex que facilite os licenciamentos e priorizar a habitação acessível”.

“Continuamos a debater-nos com o problema da mobilidade. Para fora do concelho, a única margem de manobra é reivindicar e isso não foi feito nos últimos 20 anos e nós já temos algumas garantias nesse sentido”, adiantou.

A requalificação de estradas, uma rede de transportes no concelho, assim como para a estação de comboios, e ainda “continuar a variante à estrada nacional 222 a ligar a Castelo de Paiva” são também objetivos a cumprir.

“E se não houver uma resposta rápida e positiva por parte do Governo, o município tem obrigatoriamente de começar a fazer alguma coisa, nem que seja, como dizia um deputado, a construir um quilómetro por ano. Temos de começar para resolvermos o problema da coesão do território para poder desenvolver o concelho”, admitiu.

Entre as outras prioridades do programa eleitoral estão zonas industriais para o concelho, “há três projetadas há mais de 20 anos pelo PS”, que têm o aval da oposição, mas “nunca as conseguiram tirar do papel”.

Bruno Rocha adiantou que “só com zonas industriais com todas as condições é que se conseguem atrair empresários de referência, estáveis, que fiquem em Cinfães por anos a contribuir para o desenvolvimento” do concelho.

Na área da agricultura, o candidato destacou a “importância de apoiar e valorizar o setor que é muito importante para o concelho”, que “tem um potencial enorme, sobretudo na criação de gado”. Nesse sentido, defendeu o “reforço ao apoio aos criadores de carne arouquesa, uma referência na qualidade a nível nacional”.

No turismo, o candidato falou na “necessidade de ter uma estratégia de valorização económica” do território e dos produtos, como são “a natureza, serra, rios, flora e fauna” e adiantou ainda “a criação de uma pista de neve artificial” como na serra da Estrela.

“Quando se fala em neve, regra geral, fala-se também no nosso concelho, na nossa serra de Montemuro. É um projeto ambicioso, mas julgo que é concretizável e viável através de fundos comunitários”, considerou.

Militante do PSD, Bruno Rocha, 44 anos, casado e pai de dois filhos, é licenciado em matemáticas aplicadas e, além de dar aulas de matemática e ser treinador de futebol, também dedica parte do seu tempo a duas empresas que fundou.

Às eleições de 12 de outubro, à Câmara Municipal de Cinfães, no distrito de Viseu, além de Bruno Rocha, concorre também um atual vereador, Carlos Cardoso (PS), assim como Francisco Almeida (CDU) e Raquel Nunes (Chega).

Em 2021, o PS alcançou 61,87% do eleitorado (6.696 votos) e elegeu cinco mandatos, enquanto a coligação PSD/CDS-PP conquistou 32,77% (3.547), tendo elegido dois, num município que teve nesse ano 10.823 votantes dos 16.356 inscritos.


Se tiver uma história que queira partilhar sobre irregularidades na sua autarquia, preencha
este formulário anónimo.

Continue a ler este artigo no Observador.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: