Mais de 113 mil visitantes nos espaços culturais da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Nos últimos quatro anos, os espaços culturais sob a gestão da Câmara Municipal de Ponta Delgada receberam 113.024 visitantes, confirmando o crescente interesse da população local e dos turistas pela riqueza patrimonial, histórica e cultural do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinha que estes resultados “são o reflexo do trabalho contínuo que temos vindo a desenvolver na promoção do acesso à cultura para todos. Continuaremos a investir nos nossos espaços culturais, tornando-os cada vez mais atrativos, modernos e acessíveis”.

Entre os locais mais procurados, destaca-se a Torre Sineira, que registou 71.327 visitantes, e a Sinagoga, com 22.815 visitantes, reforçando o valor histórico e patrimonial destes símbolos de identidade cultural. Já os centros culturais municipais — Centro Municipal de Cultura e os centros culturais dos Fenais da Luz, Santo António e Natália Correia — contabilizaram 17.395 visitantes entre 2021 e 2025.

“Estes números comprovam a importância da cultura como motor de dinamização social, educativa e turística, ao mesmo tempo que refletem o empenho da Câmara Municipal na preservação e valorização do património local”, acrescenta Pedro Nascimento Cabral.

O autarca lembra ainda que “os espaços sob responsabilidade da Unidade Orgânica de Património Cultural contribuem não apenas para exaltar a História, o Património e a Identidade de Ponta Delgada, nos Açores e além-fronteiras, mas também para mitigar os efeitos da chamada ‘época baixa’ do turismo e da animação cultural. Para além disso, desempenham um papel fundamental no apoio às escolas e na promoção da literacia cultural junto da população”.

Com este balanço, a Câmara Municipal de Ponta Delgada reafirma o seu compromisso estratégico com a cultura, agradecendo a todos os visitantes, colaboradores e parceiros que têm tornado possível este percurso de valorização do concelho.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: