O Forum Viseu está a celebrar o seu 20º aniversário. O espaço comercial, gerido pela Multi Portugal, é muito mais do que um centro comercial, tendo-se afirmado como um ponto de encontro da comunidade e um espaço de partilha e de convívio da cidade, tendo já recebido, ao longo de duas décadas, mais de 93 milhões de visitantes.
O Forum Viseu consolidou-se como um elemento essencial da vida cultural e social da cidade, contribuindo ativamente para o reforço da identidade viseense. Situado no coração da cidade, o Forum Viseu é hoje muito mais do que um centro comercial: afirma-se como um verdadeiro ponto de encontro da comunidade, espaço de convívio, de partilha e de enriquecimento cultural.
Ao longo de duas décadas, o Forum Viseu tem contribuído significativamente para o desenvolvimento local, para a revitalização do comércio no centro da cidade, gerando centenas de postos de trabalho diretos e indiretos. Desde a sua abertura, em 2005, afirmou-se como um dos principais centros comerciais da região, trazendo para a cidade algumas das melhores marcas nacionais e internacionais, algumas delas em exclusivo.
Concertos de entrada livre, espetáculos de stand-up comedy, desfiles de moda, iniciativas artísticas e sociais, eventos festivos associados à magia do Natal, marcas exclusivas e um novo conceito de compras, têm sido algumas das experiências únicas que o Forum Viseu tem proporcionado quer à cidade, quer à região.
Catarina Mané, diretora do Forum Viseu, considera que “o Forum Viseu tem sido um parceiro da cidade, tendo contribuído para sua valorização e dinamismo e também para a revitalização do centro urbano. Nos próximos anos queremos aprofundar ainda mais a nossa ligação à cidade, apostando em experiências únicas, reforçando a sustentabilidade e continuando a colaborar no desenvolvimento da comunidade”.
Para assinalar o 20º aniversário o Forum Viseu realizou, na passada sexta-feira, 12 de setembro, um evento de celebração que contou com um showcase intimista de Cuca Roseta. Na ocasião foi inaugurado um Mural Artístico intitulado ‘Olhares’, do Projeto Ruído, resultado da colaboração entre os artistas portugueses Draw e Alma e que representa os 20 anos do Forum Viseu.
A criação apresenta-se como uma escultura de duas faces, onde o homem e a mulher se tornam metáforas vivas da identidade viseense. De um lado, a mulher transporta flores, símbolo de renovação, delicadeza e esperança num futuro fértil. Do outro, o homem surge com Viriato estampado no peito, representando a coragem, a herança e as raízes firmes da cidade. Juntos, refletem o equilíbrio entre tradição e modernidade, memória e transformação, que definem Viseu.
A obra integra também elementos visuais inspirados nos azulejos tradicionais, reinterpretados em linguagem contemporânea, e círculos de luz que evocam o tempo, a continuidade e as histórias individuais que se cruzam na vida coletiva. Para além de homenagear a cidade de Viseu, ‘Olhares’ é também um tributo aos viseenses, verdadeiros protagonistas da história do Forum Viseu ao longo de duas décadas. A peça convida à participação do público, exigindo que se caminhe à sua volta para compreender a totalidade da mensagem: a cidade é, ao mesmo tempo, guardiã do passado e criadora do futuro.
As duas décadas do Forum Viseu são ainda assinaladas com uma exposição sobre os 20 anos do centro comercial, patente até 12 de outubro, onde se convida o público a revisitar duas décadas de história e de memórias partilhadas com a cidade.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.