Vicentina apresenta EDL e abre aviso para pequenos investimentos agrícolas

A Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste apresentou, esta segunda-feira, na Biblioteca Municipal de Lagoa, a sua Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), no âmbito de uma Assembleia de Parceiros e de uma Reunião do Órgão de Gestão do GAL – Vicentina Adere 2030.

Durante a Assembleia de Parceiros, foram divulgadas as medidas de apoio previstas para a implementação da estratégia, o cronograma previsional de abertura de avisos e ainda o plano de atividades para 2025/2026. Já na reunião do Órgão de Gestão, foi aprovado o Manual de Procedimentos do Grupo de Ação Local e a proposta do 1.º Aviso de Apoio aos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola.

Este primeiro aviso conta com uma dotação de 150 mil euros e tem como objetivo “fomentar o investimento nas explorações agrícolas, permitindo a melhoria da capacidade produtiva, da viabilidade económica e da eficiência, bem como promover a adoção de práticas sustentáveis e de tecnologias adequadas à escala local”.

Podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola, conforme definido na alínea d) do Artigo 5.º da Portaria n.º 247/2025/1, de 30 de maio. As candidaturas devem ainda estar localizadas em territórios específicos de intervenção, nomeadamente:

  • Concelhos de Aljezur, Lagoa, Monchique e Vila do Bispo
  • Freguesias da Luz, Odiáxere, Barão de São João e Bensafrim (Lagos)
  • Freguesias de Silves, União de freguesias de Alcantarilha-Pêra e União de freguesias de Algoz-Tunes (Silves)
  • Freguesias de Alvor e Mexilhoeira Grande (Portimão)

O Órgão de Gestão do GAL – Vicentina Adere 2030 é composto por sete entidades representativas do território do Barlavento algarvio, assegurando, segundo a associação, “a participação ativa e a governança partilhada no processo de desenvolvimento local”.

Mais informações podem ser consultadas através do e-mail [email protected], pelo telefone 282 680 120 ou no website www.galadererural.org.

Leia também: Nova fraude em Portugal? Não faça qualquer pagamento no Multibanco através desta entidade

Publicidade

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: