A Embaixadora Maria Gabriela Vieira Soares Albergaria, atual Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, foi homenageada com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, distinção máxima atribuída pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A cerimónia decorreu no Palácio de São Clemente, residência oficial da cônsul-geral, no dia 27 de agosto, e contou com a presença de familiares da diplomata, autoridades locais, representantes da comunidade luso-brasileira e personalidades políticas.
A entrega da honraria foi conduzida pelo vereador Rafael Aloisio Freitas, responsável pela proposta, tendo como coautor o vereador Pedro Duarte. Fontes indicam que o reconhecimento simboliza o “contributo da Cônsul-Geral para o fortalecimento das relações entre Portugal e o Brasil, com especial destaque para a sua atuação junto da comunidade portuguesa no Rio de Janeiro”.
“Tenho a grata satisfação de agraciar uma personalidade ímpar. Uma mulher que tem sido muito mais do que uma representante diplomática, a nossa Embaixadora tem sido uma ponte sólida e afetuosa entre o Rio de Janeiro e Portugal. É impossível contar a história do nosso passado sem falar de Portugal. É impossível pensar no nosso futuro sem considerar esta irmandade que nos une. A Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria compreendeu perfeitamente essa ligação histórica e afetiva e fez dela a missão de seu trabalho. Ao conferir-lhe a Medalha Pedro Ernesto, o município do Rio de Janeiro expressar publicamente a gratidão pela sua dedicação, profissionalismo e, sobretudo, pela sua paixão pelo Rio e pelo seu povo”, afirmou o vereador Rafael Aloisio Freitas em entrevista.
Por sua vez, e em declarações à nossa reportagem, Gabriela Soares Albergaria reconheceu que “receber a Medalha Pedro Ernesto foi, para mim e para a comunidade que represento no Rio, uma imensa honra e alegria”.
“No fundo, a Medalha espelha o reconhecimento do contributo e do impacto que a comunidade portuguesa e a sua representante têm tido na sociedade carioca. Tal distinção não é apenas um reconhecimento individual, mas antes um reconhecimento coletivo e símbolo da generosidade e do afeto que a sociedade carioca tem para oferecer a todos quantos vivem e trabalham para o seu bem-estar e desenvolvimento”, comentou esta diplomata, que sublinhou os contornos desta iniciativa.
“inspiração para seguir trabalhando”
“O Rio de Janeiro é um espaço que acolhe, que inspira e que transforma. Ser reconhecida com a mais alta distinção municipal significa que passo a fazer parte dessa identidade e dessa energia que pulsa em cada canto da cidade. Agradeço aos vereadores Rafael Aloísio de Freitas e Pedro Duarte, autores da proposta de agraciamento, por acreditarem e valorizarem o meu trabalho, mas não posso deixar também uma palavra de gratidão a todos quantos têm caminhado comigo ao longo destes quase quatro anos, apoiando-me, incentivando-me e inspirando-me. Mais do que uma honra, a medalha Pedro Ernesto representa, para mim, um chamamento a um ainda maior compromisso e a um maior empenho. É, seguramente, uma inspiração para seguir trabalhando por um futuro mais justo, solidário e humano no Brasil e em Portugal. No momento tão significativo de imposição da medalha, fiz questão de me rodear de membros da comunidade portuguesa agraciados com idêntica honraria, neles me unindo na alegria de um contributo coletivo para toda a comunidade portuguesa e para a sociedade carioca”, finalizou Gabriela Vieira Soares Albergaria.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.